Na última sexta-feira, dia 22 de junho, a Fundação de Cultura e Arte - Proarte completou 20 anos de atividades. A instituição foi criada pela Lei Municipal nº 1.216, em 1998, durante a administração do prefeito Rogério Migot. Na época, havia uma presidente, Suzete Maria Demartini Deitos, e uma diretora, Luiza Stumm, que foram as primeiras lideranças da entidade.
Com o passar dos anos, a Proarte foi assumindo a responsabilidade de fomentar ainda mais a cultura em Carlos Barbosa. E, atualmente, promove vários eventos com o intuito de manter a cultura local, como Terno de Reis, Paixão de Cristo, Corpus Christi e Feira do Livro. Realiza ainda, em parceria com a comunidade, a Semana Farroupilha e as atividades do mês de aniversário do município. A Proarte também é mantenedora da Biblioteca Municipal Padre Arlindo Marcon e do Telecentro. Para fomentar atividades diversas, mantém termos de parcerias com Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, Coral Carlos Barbosa de Cultura e Arte, Canarinhos, Tramavoz, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Trilha Serrana e Casa do Artesão.
Marcando o 20º aniversário da Proarte, uma placa foi entregue aos diretores que contribuíram ao longo dos anos com a entidade. O ex-prefeito e idealizador Migot falou sobre as dificuldades enfrentadas na criação da Proarte e destacou que a intenção é de que a cultura, independentemente do que aconteça no município, tenha recursos, além de ser uma forma de convidar as pessoas a participarem.
Em sua fala, o diretor-presidente da Proarte, Carlo Dayan Santarosa, ressaltou a mudança de sede do Telecentro, da biblioteca municipal e do administrativo da Proarte, assim como da secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, para o novo e amplo espaço, ocorrida em julho de 2017. Além disso, salientou a realização da 1ª Feira de Artesanato, no início deste ano, e que foi idealizada e promovida pela atual gestão da entidade.
O prefeito Evandro Zibetti mencionou os artistas que nasceram e se fortaleceram através da Proarte, destacando o importante trabalho desenvolvido pela instituição. Ainda aproveitou a oportunidade para informar à comunidade que, após mais de um ano, recebeu, na data, um documento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmando a posse da locomotiva, que está no bairro Triângulo e que, agora, passa a ser do município, oportunidade em que comunicou que o governo já está em busca de recursos para realizar a revitalização da mesma. Além disso, falou sobre a requalificação do prédio da estação, localizado no Parque da Estação, que, após passar por diversas audiências públicas e com ideias advindas de colaboração de uma equipe de engenheiros, já está com projeto aprovado e em fase de publicação de editais. Na data, também ocorreu a entrega oficial das novas instalações da Proarte, Telecentro, biblioteca e secretaria municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, com o descerramento da placa.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.