COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 22/06/2018. Alterada em 28/06 às 01h00min

VALE DO TAQUARI: Univates leva temas internacionais a escolas da região

ANA AMÉLIA RITT/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Simulações e perguntas como "o que você faria se fosse o governante de um país como os Estados Unidos?" são feitas parta alunos de escolas da região do Vale do Taquari quando estudantes voluntários do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari (Univates) ocupam a sala de aula da escola. A proposta faz parte do projeto de extensão O mundo aqui: Relações Internacionais na sala de aula, que acontece desde 2014 e busca analisar assuntos de todo o mundo, sejam atuais ou históricos.

Por meio de oficinas e diálogos, os jovens simulam processos de tomadas de decisão e montam contextos, como decisões do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as turmas participantes, estão o 2º e o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Scalabriniano São José, de Roca Sales. Vitória Baroni, uma das alunas que participou das atividades, acredita que a iniciativa atrai os estudantes por ser realizada através de conversas e não envolver material didático. "Estamos tendo conhecimento de mundo, que vai além da escola. Isso é muito importante para nós, também por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares", explica.

Para a professora de História e Geografia das turmas, Evelise Calvi Mezacasa, os encontros têm sido muito positivos, pois é uma forma de a turma reforçar assuntos vistos em sala de aula. "Como os assuntos trabalhados são atuais, eles não estão nos materiais didáticos. Os encontros são uma forma de abordar essas questões", explica a professora salientando que a oportunidade também proporciona às turmas uma visão sob o aspecto das relações internacionais.

O estudante de Relações Internacionais Eduardo Schmitz atua como voluntário do projeto. Para ele, a experiência de poder compartilhar o conhecimento com estudantes de escola é fantástica, tanto pelos acadêmicos da universidade compartilharem o que aprendem em sala de aula como pela motivação dos alunos das escolas de terem atividades diferentes. "Todas as oficinas tiveram trocas de conhecimento entre os estudantes das escolas e os integrantes do projeto. Os alunos têm tido muito interesse nas oficinas realizadas, pois envolvem sua participação ativa, com muito diálogo, e temáticas atraentes, já que tratam de assuntos atuais", explica. Coordenado pelo professor Mateus Dalmáz, o projeto conta com encontros em escolas ou na Univates. Turmas interessadas em participar devem entrar em contato pelo e-mail dalmaz@univates.br.

Quem tiver interesse em cursar Relações Internacionais na Univates em 2018B ainda podem se inscrever por meio de uma prova de redação agendada ou via nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300