Um dos pontos turísticos mais tracionais de Gramado recebeu, na tarde da última terça-feira, dia 5, o tombamento histórico, natural e cultural vindo da prefeitura. A assinatura do decreto foi feita em solenidade no gabinete do prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, com a presença da secretária de Meio Ambiente, Rosaura Heurich e o secretário da Cultura, Allan John Lino, e transmitida ao vivo pelo Facebook da prefeitura. A intenção deste ato do executivo é manter o parque com as suas belas e particulares características, já conhecida por milhares de pessoas em todo o País.
O estudo para o tombamento da área - em um total de nove hectares - vem sendo feito desde o ano de 2017, com consultas ao Conselho de Proteção Histórico, Artístico e Cultural de Gramado, Ministério Público, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e as secretarias da Cultura e de Meio Ambiente. "Entendemos de promover a preservação desse móvel, pois ele traduz a história verdadeira e genuína de Gramado", afirma o prefeito Bertolucci.
Com o tombamento, os proprietários (Rede Tropical de Hotéis, empresa da antiga Varig) não poderão construir nenhuma edificação sem o prévio exame das entidades responsáveis pela preservação do patrimônio. A exploração comercial da área continua liberada, com o funcionamento normal das atuais atividades. O parque foi construído em 1940 por Oscar Knorr, e é um local onde os visitantes encontram a Árvore dos desejos, o Chalé dos ursos, a Fábrica de brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.