Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 25 de Janeiro de 2022 às 18:09

Nevasca fecha aeroporto, escolas e estradas na Turquia e na Grécia

Na tarde de segunda-feira (24), centenas de motoristas ficaram presos em seus veículos em Atenas

Na tarde de segunda-feira (24), centenas de motoristas ficaram presos em seus veículos em Atenas


Sotiris DIMITROPOULOS/Eurokinissi/AFP/JC
A neve cobriu grande parte do leste do Mediterrâneo na segunda-feira (24), fechando escolas, aeroportos, centros de vacinação contra a Covid e até o Parlamento grego.
A neve cobriu grande parte do leste do Mediterrâneo na segunda-feira (24), fechando escolas, aeroportos, centros de vacinação contra a Covid e até o Parlamento grego.
Em Istambul, na Turquia, o aeroporto mais movimentado do continente europeu, com 37 milhões de passageiros no ano passado, não funcionou por pelo menos 24 horas e só foi reabrir nesta terça-feira (25), comprometendo voos para o Oriente Médio, África, Europa e Ásia.
A primeira tempestade de neve do inverno turco causou transtorno para os 16 milhões de moradores de Istambul, a maior cidade do país, onde carros se chocaram depois de derrapar em ruas íngremes e cobertas de gelo. Rodovias acabaram se transformando em grandes estacionamentos. Todo o comércio do município baixou as portas e até a entrega de comida foi interrompida. Os postos de vacinação contra a Covid-19 foram fechados.
Em Atenas, capital da Grécia, uma onda de frio derrubou as temperaturas a -14ºC, causou apagões e bloqueios a várias estradas. Pela primeira vez nevou forte neste inverno no centro da capital grega, forçando o fechamento do Parlamento e das escolas.
Na tarde de segunda-feira (24), centenas de motoristas ficaram presos em seus veículos, de acordo com imagens divulgadas pela imprensa. O exército, bombeiros e polícia começaram a trabalhar para resgatar os motoristas retidos no início da noite de segunda-feira.
Pelo menos 3,5 mil pessoas haviam sido retiradas de seus veículos até o início desta terça-feira, mas cerca de 1,2 mil carros permaneceram presos no Attiki Odos, o principal anel viário da capital, disse o porta-voz do governo, Giannis Oikonomou. "Tivemos uma noite muito difícil e um esforço de evacuação sobre-humano está em andamento em Attiki Odos", informou Oikonomou à televisão grega. "Ainda estamos em uma fase muito difícil, pois as previsões indicam que voltaremos a enfrentar dificuldades (do tempo) daqui a pouco", ressaltou.
A forte nevasca continuou nesta terça-feira, também com temperaturas abaixo de zero, informou a Proteção Civil. Costas Lagouvardos, diretor de pesquisa do Observatório Nacional de Atenas, disse ao canal ANT1 que esse clima não era registrado na capital desde 1968.
Também houve fortes nevascas na ilha de Eubeia, que foi devastada por incêndios no verão passado. Todos os municípios intensificaram os esforços para manter as estradas principais transitáveis. Apagões foram relatados por diversas autoridades do país.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO