Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 29 de Novembro de 2021 às 20:43

Primeiras pesquisas para o 2º turno no Chile indicam vitória da esquerda sobre a ultradireita

Gabriel Boric tem 40,4% das intenções contra 24,5% do oponente

Gabriel Boric tem 40,4% das intenções contra 24,5% do oponente


/MARTIN BERNETTI/AFP/JC
Uma semana depois do 1º turno da eleição presidencial no Chile, as primeiras pesquisas de intenção de voto, divulgadas no domingo (28), mostram o candidato de esquerda Gabriel Boric à frente de José Antonio Kast, invertendo a pequena vantagem que o ultradireitista conquistou na apuração oficial.
Uma semana depois do 1º turno da eleição presidencial no Chile, as primeiras pesquisas de intenção de voto, divulgadas no domingo (28), mostram o candidato de esquerda Gabriel Boric à frente de José Antonio Kast, invertendo a pequena vantagem que o ultradireitista conquistou na apuração oficial.
Faltando menos de 20 dias para os chilenos voltarem às urnas e escolherem seu novo presidente, de acordo com a sondagem do instituto Pulso Ciudadano, Boric lidera com 40,4%, contra 24,5% de Kast. No levantamento, 15,6% dos entrevistados disseram que ainda não escolheram um candidato, 12,8%, que não irão votar - o voto no Chile não é obrigatório - e 6,9%, que votarão nulo.
Segundo a pesquisa do Cadem, o esquerdista também supera Kast, com 54% dos votos contra 46%. Por esses cálculos, Boric abocanha 38% do eleitorado do economista Franco Parisi, do Partido de La Gente, que ficou em terceiro lugar no 1º turno. Já 23% devem migrar para o candidato da ultradireita, e 39% disseram que ainda estão indecisos.
Parisi, que foi a surpresa da eleição por ter obtido um relativo bom resultado apesar de não ter comparecido ao 1º turno e à fase final da campanha por estar nos Estados Unidos, teve uma excelente votação no norte, região do Chile mais impactada pela chegada massiva de imigrantes. O discurso do economista agradou os eleitores por ser muito objetivo com relação ao impedimento da vinda de mais estrangeiros e pelo foco na economia. Embora Kast também proponha interromper o fluxo de imigração, seu discurso conservador não convence a região, que tem histórico de ativismo político e sindical. É no norte que se encontram as principais companhias de mineração.
Ainda segundo o Cadem, 53% dos eleitores do governista Sebastián Sichel - que terminou o 1º turno na quarta posição - disseram que pretendem votar em Kast, 16% em Boric, e 31% ainda não se decidiram.
Indagados sobre quais são os principais temas do país em debate nesta eleição, os entrevistados listaram direitos sociais (37%), saúde, educação e moradia (23%), reforma de aposentadorias e pensões (18%), direitos da mulher (18%), crescimento econômico (16%), narcotráfico (11%), conflito na Araucanía (11%), imigração (8%), emprego, inflação (8%) e coronavírus (2%).
Nos últimos dias, Kast obteve apoio de algumas figuras do governo do atual presidente, Sebastián Piñera, como a subsecretaria de saúde Paula Daza. Já Boric obteve apoio aberto do partido Democracia Cristã, que integra as forças de centro-esquerda chilenas e foi parte importante da aliança Concertação.
Kast já se candidatou à presidência em 2017, mas, naquele ano, obteve apenas 8% dos votos. O advogado de 55 anos defende a redução do número de ministérios, o envio de tropas para militarizar a região sul do país, onde ocorrem disputas entre grupos indígenas e fazendeiros, e a construção de um muro no norte, para impedir a entrada de imigrantes de modo ilegal. Além disso, tem uma agenda antiglobalista, anti-imigração e anticomunista.
Boric, de 35 anos, surgiu no cenário político chileno nos protestos estudantis de 2011, que pediam gratuidade na educação superior. A partir da atuação nas manifestações, foi eleito deputado em 2013 e reeleito em 2017. Ele defende a desconstrução do sistema de aposentadorias privadas e maior presença do Estado na economia e no acesso à saúde e à educação.
O advogado também é favorável ao reconhecimento da soberania e da cultura dos indígenas, que representam 9% da população chilena. É visto como um esquerdista moderado, hábil no diálogo e na negociação com políticos de outras colorações ideológicas. Entre seus apoiadores, porém, estão forças de esquerda mais radicais, como o Partido Comunista, que defende os regimes ditatoriais de Cuba e Nicarágua.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO