Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 15 de Outubro de 2021 às 16:16

México voltará exigir visto de brasileiro para frear imigração ilegal aos EUA

O número de brasileiros preso ao tentar entrar nos EUA pelo México aumento 400% em 2021

O número de brasileiros preso ao tentar entrar nos EUA pelo México aumento 400% em 2021


GUILLERMO ARIAS/AFP/JC
O governo do México vai voltar a exigir vistos para brasileiros que desejarem entrar no país, informou um documento publicado na quinta-feira (14), pelo governo mexicano. Ainda não se sabe quando a medida entrará em vigor.
O governo do México vai voltar a exigir vistos para brasileiros que desejarem entrar no país, informou um documento publicado na quinta-feira (14), pelo governo mexicano. Ainda não se sabe quando a medida entrará em vigor.
Essa exigência apareceria como forma de desestimular a ida de brasileiros ao México que tentem migrar para os Estados Unidos por terra - a fronteira entre os dois países norte-americanos vive uma crise migratória com alto fluxo de pessoas, incluindo cidadãos do Brasil.
O documento de um anteprojeto com a medida foi publicado nesta quinta-feira pela Comissão de Melhora Regulatória (Conamer), órgão do governo mexicano. A exigência será temporária, até que os fluxos migratórios estejam "seguros, ordenados e regulares", diz o texto. O governo brasileiro já foi comunicado da decisão.
"A Secretaria de Relações Exteriores comunicou o governo da República Federativa do Brasil da decisão do Estado mexicano de suspender de maneira temporária o acordo para supressão de vistos em passaportes ordinários", diz o texto. O acordo vigorava desde 2013.
O número de brasileiros que têm usado a fronteira com o México para entrar irregularmente nos Estados Unidos aumentou neste ano. Até o final de setembro, 47.484 cidadãos do país foram detidos pela patrulha de fronteira norte-americana, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA - um aumento de 400% em relação ao ano passado, quando 9.147 foram detidos no mesmo período. É bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil.
Segundo o anteprojeto assinado pelo secretário de Governo mexicano, Adán Augusto López Hernández, a exigência de visto visa responder ao aumento "substancial" de brasileiros que entram no país para outra finalidade que não o turismo.
"Parte dessa situação se reflete nos fluxos migratórios, com a identificação de pessoas cujo perfil não se ajusta ao do turista genuíno e apresenta incoerências em sua documentação e informação, aumentando a possibilidade de que um número significativo de pessoas pretenda utilizar a supressão do visto indevidamente", aponta o documento.
O governo mexicano pede que haja ações conjuntas dos dois países para possibilitar o uso "adequado" da supressão da necessidade de vistos. A medida passa a valer 15 dias após a publicação no Diário Oficial mexicano, o que ainda não ocorreu.

Senador dos EUA critica brasileiros 'com roupa de grife'

O senador do Partido Republicano dos Estados Unidos Lindsey Graham afirmou, durante entrevista a uma rede de TV na quarta-feira (13), que 40 mil brasileiros cruzaram a fronteira entre os EUA e o México "usando roupas de marcas e bolsas da Gucci".
Ele, que faz parte do partido de oposição ao presidente Joe Biden, fez a afirmação à rede Fox News, mas não apresentou evidências do que afirmou. "As escolhas políticas de Biden estão pelo mundo. Nós tivemos 40 mil brasileiros só no posto de fronteira de Yuma, indo para o estado de Connecticut usando roupas de marcas e bolsas da Gucci. Isso não é mais imigração econômica. As pessoas veem que os Estados Unidos estão abertos e tiram vantagem de nós, e não vai demorar muito para que um terrorista se misture a essa multidão."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO