Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 16 de Setembro de 2021 às 15:38

Após revés em primárias, ministros ligados a Cristina deixam governo de Fernández

Encontro entre Fernández e Cristina, na noite de quarta-feira (15), não teria terminado bem

Encontro entre Fernández e Cristina, na noite de quarta-feira (15), não teria terminado bem


Osvaldo FANTON/TELAM/AFP/JC
Seis ministros do governo da Argentina, vários secretários e diretores de agências colocaram seus cargos à disposição do presidente, Alberto Fernández, após a contundente derrota do partido governista nas primárias de domingo (12), que definiram os candidatos para a eleição legislativa de novembro. Os nomes que pediram demissão são todos ligados à vice-presidente, Cristina Kirchner.
Seis ministros do governo da Argentina, vários secretários e diretores de agências colocaram seus cargos à disposição do presidente, Alberto Fernández, após a contundente derrota do partido governista nas primárias de domingo (12), que definiram os candidatos para a eleição legislativa de novembro. Os nomes que pediram demissão são todos ligados à vice-presidente, Cristina Kirchner.
A manobra evidencia ainda mais a divisão entre os aliados de Fernández e o grupo de Cristina. Segundo o jornal Clarín, o núcleo duro do kirchnerismo defende a radicalização do governo e pretende forçar a queda do chefe de gabinete, Santiago Cafiero, e dos ministros Matías Kulfas, do Desenvolvimento Produtivo, e Martín Guzmán, da Economia, que na terça-feira (14) estiveram reunidos com o presidente para demonstrar lealdade.
Segundo a imprensa argentina, Fernández e Cristina conversaram por telefone, na segunda-feira, e se reuniram na noite de quarta-feira por mais de três horas na Casa Rosada - o encontro não teria terminado bem, de acordo com fontes do governo citadas pelos principais jornais argentinos.
No dia seguinte, o primeiro a anunciar a renúncia foi Eduardo "Wado" de Pedro, ministro do Interior, que enviou uma carta a Fernández manifestando as razões de sua decisão. "Ouvindo suas palavras no domingo à noite, quando você declarou a necessidade de interpretar o veredicto dado pelo povo argentino, considerei que a melhor maneira de colaborar com esta tarefa é colocar minha renúncia a sua disposição", escreveu o ministro.
Em seguida, Fernández recebeu a notícia das saídas dos ministros Martín Soria, da Justiça, Roberto Salvarezza, de Ciência e Tecnologia, Juan Cabandié, do Meio Ambiente, Jorge Ferraresi, do Desenvolvimento Territorial e Habitação, e Tristan Bauer, da Cultura. Secretários, diretores de agências e Fernanda Raverta, presidente da Aerolíneas Argentinas, também pediram para deixar o governo. "Conversamos com o presidente e, de uma forma ou de outra, todos renunciamos", disse Ferraresi, em entrevista à rádio Con Vos.
Elisa Carrió, ex-deputada e ex-candidata presidencial, acusou Cristina de querer dar um "golpe de Estado" em Fernández. "A tentativa de esvaziar o presidente por parte de uma vice-presidente é um golpe de Estado", declarou ela, que é ligada a Mauricio Macri, em entrevista à Rádio Mitre. "A vice-presidente não pode dizer ao presidente quem demitir, seja ele derrotado ou vitorioso. O presidente tem de exercer suas funções institucionais e resistir."
Depois do baque, Fernández promoveu uma nova reunião de emergência na Casa Rosada com os ministros que não haviam entregado o cargo. Segundo assessores, o governo analisa mudanças para melhorar seu desempenho nas urnas em novembro, quando os argentinos renovarão 127 dos 257 deputados e 24 dos 72 senadores - além de representantes eleitos nas províncias.
As prévias de domingo, a primeira votação enfrentada por Fernández no cargo de presidente, foram vistas por analistas políticos argentinos como um plebiscito sobre seu mandato, marcado por medidas de combate à pandemia de Covid-19 e por uma recessão econômica que começou em 2018. O resultado acabou sendo uma demonstração de força da oposição, que se torna uma ameaça ainda maior ao peronismo nas eleições presidenciais de 2023.
De acordo com a contagem provisória dos votos das primárias, as listas de pré-candidatos a deputado da coligação governista Frente de Todos, de Fernández e Cristina, foram as mais votadas em apenas 7 das 24 províncias. Os nomes da coalizão opositora Juntos pela Mudança, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri, receberam mais votos em 14. Já em relação às listas para o Senado, os governistas ganharam apenas em duas das oito províncias onde houve votação.
Como o voto na Argentina é obrigatório, as primárias se tornam uma espécie de pesquisa em grande escala. O resultado faz com que o governo tema perder a maioria no Senado e impossibilite sua consolidação na Câmara dos Deputados na eleições de 14 de novembro, quando haverá renovação parcial do Congresso.
Fernández, sem força política própria, assumiu o cargo em dezembro de 2019 com uma chapa promovida pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), agora vice. Durante sua gestão, teve que enfrentar a pandemia de Covid-19 e o aprofundamento da crise econômica que deixou quase metade da população na pobreza. Com a popularidade em declínio, Cristina tem criticado no último ano a gestão de Fernández, revelando divergências internas e até referindo-se a "funcionários que não trabalham".
A Argentina acumula até agosto um aumento da inflação de mais de 30%, entre as mais altas do mundo, e um índice de pobreza de 42%, em meio a uma recessão que dura desde 2018. O governo também deve negociar com o FMI um acordo de ampliação das facilidades para substituir o stand-by assinado em 2018 durante o governo Macri e pelo qual deve US$ 44 bilhões.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO