Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 10 de Setembro de 2021 às 16:04

Após um ano sem comando, Líbano forma novo governo

Bilionário do setor das telecomunicações, Najib Mikati, de 65 anos, é o novo premiê

Bilionário do setor das telecomunicações, Najib Mikati, de 65 anos, é o novo premiê


STRINGER DALATI e NOHRA/AFP/JC
Lideranças do Líbano formaram nesta sexta-feira (10) um novo governo, depois de mais de um ano sem um gabinete devidamente estabelecido e apto para dirigir o país. O período foi marcado pela pior crise política e econômica desde a guerra civil de 1975 a 1990 e teve como gatilho a explosão catastrófica em Beirute em agosto de 2020.
Lideranças do Líbano formaram nesta sexta-feira (10) um novo governo, depois de mais de um ano sem um gabinete devidamente estabelecido e apto para dirigir o país. O período foi marcado pela pior crise política e econômica desde a guerra civil de 1975 a 1990 e teve como gatilho a explosão catastrófica em Beirute em agosto de 2020.
O novo primeiro-ministro é Najib Mikati, 65 anos, um bilionário do setor das telecomunicações. Indicado ao cargo no final de julho, o magnata levou seis semanas - e ao menos dez reuniões com o presidente Michel Aoun - para conseguir completar a equipe de 24 ministros que agora devem administrar o país sob sua liderança.
Seu antecessor, Hassan Dian, renunciou seis dias após a tragédia na capital. Antes de Mikati, outros dois nomes incumbidos da mesma tarefa - Mustapha Adib e Saad Hariri - falharam na missão em meio ao complexo sistema libanês de divisão sectária do poder.
Cada grupo religioso no país tem direitos políticos específicos. O presidente é sempre um cristão maronita, enquanto o premiê é muçulmano sunita, e o líder do Parlamento é muçulmano xiita. As tensões entre os grupos, contudo, são constantes e, ao longo do último ano, impuseram-se como obstáculos à formação do gabinete.
Seguindo a tradição, Aoun (cristão maronita) e Mikati (muçulmano sunita) assinaram nesta sexta o decreto que estabelece o novo governo na presença do presidente do Parlamento, Nabih Berri (muçulmano xiita). A primeira reunião oficial entre o premiê e seus ministros está marcada para a próxima segunda-feira (13).
A estabilidade que o governo libanês almeja alcançar é crucial para o avanço de reformas que possam ajudar o país a emergir do colapso econômico que o Banco Mundial descreveu como um dos três piores do mundo desde o século XIX.
Nos últimos dois anos, a libra libanesa perdeu mais de 90% de seu valor em relação ao dólar norte-americano, o desemprego foi às alturas e a pobreza arrastou 78% da população.
Ainda não estão claras as medidas imediatas que Mikati pretende adotar para ao menos frear o avanço da crise, mas o novo premiê disse que trabalhará para implementar projetos apresentados pela França - o país europeu administrou o Líbano enquanto colônia no início do século XX, e o presidente Emmanuel Macron teve participação ativa nas discussões políticas recentes.
Em pronunciamento na TV libanesa, Mikati se emocionou e ficou com a voz embargada ao descrever as dificuldades e o fenômeno de emigração provocados pela crise. Os setores bancário, médico e educacional do país, outrora celebrados pela excelência, sofreram grandes perdas nos últimos anos, pois os profissionais deixaram o país em busca de melhores salários e condições no exterior.
O cenário chegou a seu ponto mais crítico no mês passado, quando a maior parte do país foi atingida pela escassez de combustíveis. Houve extensos cortes no fornecimento de energia elétrica e longas filas nos postos de gasolina. O episódio desencadeou vários incidentes de segurança e acendeu, para a comunidade internacional, novos alertas de agravamento da situação dos libaneses.
O novo premiê também pediu que as divergências políticas sejam deixadas de lado como condição para que ele tente retomar as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Até agora, a maioria das promessas de assistência da entidade, assim como de países como França e Estados Unidos, estava condicionada à formação de um novo governo e à implementação de medidas que aumentem a transparência do Líbano, onde a corrupção sistemática é um problema perene.
Mikati afirmou que as eleições parlamentares marcadas para maio de 2022 ocorrerão no prazo. Seu gabinete é formado por ministros com experiência técnica em suas respectivas funções. Em geral, não são políticos proeminentes, mas foram indicações das principais legendas libanesas.
O próprio Mikati já assumiu o leme do Líbano em duas ocasiões. Em 2005, tornou-se primeiro-ministro interino após a morte do então premiê Rafik Hariri, assassinado em um atentado a bomba em 2005. Em 2011, voltou ao poder e ali permaneceu por dois anos. Além disso, foi ministro nas pastas de obras públicas e de transportes em três gabinetes diferentes, entre 1998 e 2004.
Nascido em Trípoli, no norte do Líbano, Mikati foi aluno da Universidade de Harvard, nos EUA, e começou a investir em telecomunicações ainda na década de 1970, durante a guerra civil. Fez fortuna ao longo dos anos e operou negociações bilionárias nos anos 2000. Segundo a revista Forbes, possui patrimônio líquido estimado em US$ 2,8 bilhões (R$ 14,6 bi).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO