Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2021 às 21:02

Ao menos 50 presos morrem em motins em três prisões equatorianas

Presidente autorizou 'uso progressivo da força para garantir a segurança dos cidadãos que se encontram em estado de reclusão'

Presidente autorizou 'uso progressivo da força para garantir a segurança dos cidadãos que se encontram em estado de reclusão'


Marcos Pin Mendez/AFP/JC
Ao menos 50 presos morreram após motins estourarem em três presídios do Equador nesta terça-feira (23), informou a polícia. O anúncio foi feito no Twitter oficial da instituição.
Ao menos 50 presos morreram após motins estourarem em três presídios do Equador nesta terça-feira (23), informou a polícia. O anúncio foi feito no Twitter oficial da instituição.
"Face aos acontecimentos que ocorreram hoje (terça) nos Centros de Reabilitação Social de Guayas, Azuay e Cotopaxi, a Polícia do Equador está administrando o controle nos locais. No momento, a Criminalística reporta mais de 50 PPL (pessoas privadas de liberdade) falecidas", diz o comunicado publicado na rede social.
A violência atingiu as prisões do porto de Guayaquil e das cidades andinas de Cuenca e Latacunga. De acordo com o jornal equatoriano El Universo, o primeiro motim foi registrado em Guayaquil. Criminosos da organização Los Choneros teriam liderado o movimento. Ao menos dois policiais estariam entre os feridos. Em Cuenca, familiares disseram que presidiários atacaram um pavilhão onde ao menos 50 pessoas estavam detidas. O Ministério Público informou que 38 internos foram mortos no pavilhão de segurança máxima do Centro de Reabilitação Social de Cuenca.
Mais cedo, um funcionário do Serviço de Atenção à Pessoas Privadas de Liberdade (SNAI) havia relatado à agência Efe que várias pessoas tiveram ferimentos leves e algumas foram transferidas para hospitais e "estão estáveis".
O Ministro de Governo, Patricio Pazmiño, afirmou no Twitter que "ante a ação coordenada de organizações criminosas para gerar violência nas prisões do país, estamos administrando ações do Posto de Comando Unificado junto com o comando policial para retomar o controle".
O presidente equatoriano, Lenín Moreno, se manifestou sobre o caso no Twitter e em seu programa Diante do Presidente. No Twitter, Moreno atribuiu os motins a "organizações criminosas" que atacam simultaneamente. No programa, o presidente afirmou ter autorizado "o uso progressivo da força para garantir a segurança dos cidadãos que se encontram em estado de reclusão".
O sistema prisional equatoriano abriga cerca de 38 mil pessoas e tem 1.500 guardas. Em dezembro, vários distúrbios nas prisões equatorianas, atribuídos a disputas de poder entre organizações criminosas, deixaram 11 presos mortos e sete feridos.
Para retomar o controle sobre as prisões, o governo decretou um estado de exceção para as penitenciárias. De janeiro até esta terça-feira, a polícia havia registrado três mortes em confrontos entre presidiários.
O SNAI reconheceu a falta de agentes, o que "impede ações de resposta imediata" diante das revoltas dos presos. E acrescentou que na segunda-feira (22), foi realizada uma busca na cadeia de Guayaquil, presumindo "que esses eventos (os distúrbios) são um sinal de resistência e rejeição dos internos, diante dessas ações de controle".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO