Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 06 de Janeiro de 2021 às 20:01

Associação de empresários dos EUA defende remoção de Trump com uso de emenda constitucional

US President Donald Trump attends a

US President Donald Trump attends a "Great American Comeback" rally at Bemidji Regional Airport in Bemidji, Minnesota, on September 18, 2020. (Photo by Brendan Smialowski / AFP)


Brendan Smialowski/AFP/JC
A NAM, associação americana que reúne empresários industriais, divulgou uma nota na qual defende que o presidente Donald Trump seja removido do cargo por meio da 25ª Emenda.
A NAM, associação americana que reúne empresários industriais, divulgou uma nota na qual defende que o presidente Donald Trump seja removido do cargo por meio da 25ª Emenda.
"O vice-presidente Pence deveria considerar seriamente trabalhar com o gabinete para invocar a 25ª emenda para preservar a democracia", defendeu a entidade, em nota.
A 25ª emenda estabelece a possibilidade de que o presidente seja removido caso seja considerado incapaz de seguir no cargo pelo vice-presidente e pela maioria de seu gabinete.
Neste caso, o vice deve comunicar por escrito ao comando do Congresso que o titular está incapacitado. Em seguida, ele assume imediatamente como presidente em exercício. Mas o titular do cargo pode, a qualquer momento, enviar uma carta ao comando do Congresso para questionar a decisão, o que dá quatro dias para o vice e o gabinete se posicionarem.
Se eles não se manifestarem nesse período, o presidente volta ao cargo normalmente. Mas se eles novamente informarem ao Legislativo que o presidente segue incapacitado, o caso terá que ser resolvido pelos deputados e senadores -é necessária uma maioria de dois terços em cada Casa para que o presidente seja afastado
Agência Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO