Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 06 de Dezembro de 2020 às 20:39

Lula, Evo e Cristina Kirchner lamentam morte de Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai

Familiares pediram que população não comparecesse em cortejo para evitar o contágio por coronavírus

Familiares pediram que população não comparecesse em cortejo para evitar o contágio por coronavírus


PABLO PORCIUNCULA/JC
Autoridades uruguaias e lideranças de diversos países expressaram luto e solidariedade aos familiares do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez, que morreu na madrugada deste domingo (6), aos 80 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.
Autoridades uruguaias e lideranças de diversos países expressaram luto e solidariedade aos familiares do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez, que morreu na madrugada deste domingo (6), aos 80 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.
"Enquanto descansava em casa, acompanhado por alguns familiares e amigos, devido à sua doença, Tabaré faleceu. Em nome da família, queremos agradecer a todos os uruguaios pelo amor recebido por ele ao longo de tantos anos", escreveu Alvaro Vázquez, um dos filhos do ex-presidente.
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva divulgou comunicado em que afirma ter perdido "um amigo querido". "Tabaré Vázquez foi um grande médico e político, por duas vezes presidente do Uruguai, que governou com sabedoria e competência, deixando um legado de democracia, desenvolvimento e avanços sociais no nosso querido país vizinho", escreveu Lula. "Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul."
Luis Lacalle Pou, atual presidente do Uruguai, lamentou a morte de seu antecessor. "Ele enfrentou sua última batalha com coragem e serenidade. Tivemos diálogos pessoal e político que valorizo e me lembrarei. Ele serviu seu país e, com seu esforço, obteve importantes conquistas. Ele era o presidente dos uruguaios. O país está de luto", escreveu.
A coalizão Frente Ampla, aliança de centro-esquerda da qual faz parte o Partido Socialista, de Vázquez, também se manifestou a sobre a morte nas redes sociais. "É com grande pesar que informamos a morte de nosso presidente, Tabaré Vázquez. Seu exemplo de integridade política e compromisso inabalável com nosso país e com o povo nos levará a continuar seu legado", escreveu.
O secretário da presidência do Uruguai, Alvado Delgado, também se manifestou. "Nosso respeito institucional e pessoal por um líder e governante que fez história, sempre zelando pelos valores da democracia", disse.
O presidente da Bolívia, Luis Arce, ofereceu condolências ao "povo irmão uruguaio" pela morte de seu ex-líder. "Lembraremos seu legado e vocação de integração na região", disse.
Evo Morales, líder indígena e ex-presidente boliviano, expressou solidariedade aos uruguaios e disse que Vázquez "sempre apoiou o processo democrático na Bolívia".
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse que lamenta muito o falecimento de Vázquez. "Sua chegada à presidência do Uruguai, em nome da Frente Ampla, ajudou a consolidar o ideal da Grande Pátria", escreveu ela.
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse que teve "a honra de fazer amizade" com Vázquez. "Foi uma grande pessoa, um líder político ilustre, um promotor da integração regional."
Por causa dos protocolos de segurança na pandemia do coronavírus, não houve velório, apenas uma cerimônia reservada a seus filhos e netos. Na tarde deste domingo, um cortejo fúnebre partiu da Esplanada da Administração Municipal de Montevidéu, no centro da capital, para o Cemitério La Teja, bairro do ex-presidente, onde ele foi sepultado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO