Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 29 de Junho de 2020 às 03:00

Europa lista 14 países que terão entrada permitida

Os 27 países da União Europeia (UE) já concordaram em abrir as fronteiras para 14 países a partir de 1º de julho, afirmou, no sábado, o jornal francês Le Monde. O Brasil está fora da lista, devido à situação da pandemia de coronavírus.
Os 27 países da União Europeia (UE) já concordaram em abrir as fronteiras para 14 países a partir de 1º de julho, afirmou, no sábado, o jornal francês Le Monde. O Brasil está fora da lista, devido à situação da pandemia de coronavírus.
Após reunião, o Comitê de Representantes Permanentes (que reúne os embaixadores dos países membros da UE) aceitou receber residentes de Argélia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.
O Reino Unido, que até o final deste ano está em fase de transição do Brexit, foi considerado como membro da UE. A lista final ainda pode ser alterada, mas os embaixadores concordaram em excluir países em que a situação da pandemia é considerada preocupante: além do Brasil, estão nessa categoria Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita e Turquia.
Como a gestão de fronteiras é uma competência nacional, e não da União Europeia, os países membros podem recusar a entrada de residentes de alguns dos 14 integrantes da lista ou adiar a data em que a entrada de estrangeiros será permitida.
Mas os 27 Estados-membros se comprometeram a não aceitar nacionais de outros Estados. Isso é importante porque eles participam da zona Schengen, onde não há controle de passaportes nas fronteiras internas, o que exige que os critérios de entrada externa sejam semelhantes.
Para montar a lista, os membros da UE seguiram critérios epidemiológicos como a curva do contágio no país, o número de novas contaminações, a capacidade de testes e as regras de prevenção em vigor. Um dos critérios foi o número de novos casos nos últimos 14 dias em relação à população.
Na média, a UE tem 16 casos por 100 mil habitantes, considerando as duas semanas encerradas no dia 24 de junho. Entre os países de entrada liberada, a maior taxa é a do Canadá, com 14 casos por 100 mil habitantes. O Brasil tem 192/100 mil, os EUA, 111/100 mil, e a Rússia, 99/100 mil.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO