Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 13 de Maio de 2020 às 19:09

Europa continua reabertura, enquanto América Latina vê número de casos disparar

Entrariam

Entrariam "na lista branca" de ingresso na Europa, nações com até 75 casos por 100 mil habitantes em 14 dias


ALBERTO PIZZOLI/AFP/JC
A Europa continua avançando na sua progressiva e cautelosa saída do confinamento diante da pandemia de coronavírus, que já causou mais de 295 mil mortes em todo mundo - enquanto América Latina e Caribe excederam 400 mil casos.
A Europa continua avançando na sua progressiva e cautelosa saída do confinamento diante da pandemia de coronavírus, que já causou mais de 295 mil mortes em todo mundo - enquanto América Latina e Caribe excederam 400 mil casos.
A Comissão Europeia apresentou, nesta quarta-feira (13), suas recomendações para uma reabertura "gradual" e "sem discriminação" das fronteiras internas da União Europeia (UE) e para o turismo com segurança, uma iniciativa que visa a salvar a lucrativa estação do verão.
"Não será um verão normal, mas se todos fizerem sua parte, não teremos que enfrentar um verão preso em casa, ou totalmente perdido para a indústria do turismo", disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager.
No plano previsto por Bruxelas, a primeira fase seria a atual, marcada pelo fechamento das fronteiras para viagens "não essenciais". Na segunda, a comissão propõe levantar restrições entre países e regiões com uma situação de saúde semelhante e melhorando.
A fase final levaria ao levantamento de todos os controles de fronteira no espaço europeu de livre circulação de Schengen, para o qual Bruxelas pede aos países que levem em conta critérios sociais e econômicos, bem como sanitários.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) já alertou que a "dependência" do turismo, que representa mais de 10% do PIB da UE e quase 12% do emprego, vai acentuar o impacto econômico do coronavírus na Espanha, na Itália e na Grécia. Áustria e Alemanha já anunciaram que planejam restabelecer a livre circulação a partir de 15 de junho na fronteira comum, fechada desde meados de março. A Alemanha observou que, a partir dessa data, planeja reabrir todas as suas fronteiras.
Outras restrições foram levantadas na França e na Espanha, depois de semanas de confinamento que deixaram a população exausta, e suas economias, paralisadas. Uma parte das crianças francesas conseguiu voltar às aulas, e algumas praias vão reabrir no próximo fim de semana para caminhadas, ou para a prática de esportes.
Na Espanha, muitas pessoas ficaram felizes por poderem voltar aos bares, com rigorosas medidas de higiene e de distanciamento social. Na terça-feira (12), as autoridades espanholas decidiram que as pessoas que chegam do exterior terão de passar por uma quarentena de 14 dias.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO