Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 12 de Fevereiro de 2020 às 13:51

Senado italiano autoriza julgamento de ex-ministro ultranacionalista

Matteo Salvini afirmou estar "tranquilo e orgulhoso" de suas decisões e pronto a repeti-las

Matteo Salvini afirmou estar "tranquilo e orgulhoso" de suas decisões e pronto a repeti-las


FILIPPO MONTEFORTE/AFP/JC
O Senado italiano autorizou nesta quarta (12) o julgamento do líder de direita radical e ex-ministro Matteo Salvini sob acusação de sequestro de imigrantes.
O Senado italiano autorizou nesta quarta (12) o julgamento do líder de direita radical e ex-ministro Matteo Salvini sob acusação de sequestro de imigrantes.
Em julho de 2019, Salvini impediu o desembarque de centenas de imigrantes resgatados de um naufrágio ao tentarem atravessar o mar Mediterrâneo vindo da Líbia. O navio italiano Gregoretti ficou vários dias na costa da Sicília, sem poder atracar.
Salvini é o político mais estridente do partido ultranacionalista Liga e tem na campanha contra a imigraçãosua principal bandeira. Se for condenado, pode ficar inelegível e pegar até 15 anos de prisão.
A decisão do Senado - cujos números finais são esperados para cerca de 15h, no horário do Brasil - é o segundo revés de Salvini em menos de um mês. No final de janeiro, ele teve seu candidato derrotado em uma virada eleitoral na região da Emilia Romagna.
Nesta quarta-feira, votaram pela queda da imunidade também senadores do partido 5 Estrelas, que no passado apoiava a política pró-imigração do ministro da Liga.
Ao jornal italiano Corriere della Sera, o senador Mattia Crucioli justificou a mudança de posição dizendo que, "no caso do navio Gregoretti, foram colocados em risco os direitos constitucionais à saúde, à vida e à dignidade humana".
O próprio Salvini havia declarado no começo deste ano que queria ir a julgamento. Segundo alguns analistas, porém, essa era uma estratégia para aparecer como vítima e atrair votos na eleição da Emilia Romagna.
Após a votação, ele afirmou estar "tranquilo e orgulhoso" de suas decisões e pronto a repeti-las "assim que voltar ao governo".
O voto do Senado era necessário porque, assim como no Brasil, ministros têm imunidade em acusações baseadas em ações tomadas quando estavam em exercício do cargo. A imunidade havia sido cancelada por uma comissão em janeiro, decisão que agora foi ratificada pelos senadores.
O líder ultranacionalista deve enfrentar um novo pedido de quebra de imunidade no final deste mês, por motivo semelhante: impedir o atracamento do navio Open Arms, que carregava imigrantes.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO