Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 13 de Novembro de 2019 às 03:00

Psoe e Podemos fecham acordo para formar governo de coalizão na Espanha

Sánchez e Iglesias selaram o acordo com um abraço

Sánchez e Iglesias selaram o acordo com um abraço


GABRIEL BOUYS/AFP/JC
Após meses de impasse e de troca de críticas públicas, Pedro Sánchez (Psoe) e Pablo Iglesias (Podemos) anunciaram, ontem, que chegaram a um acordo preliminar para formar um governo conjunto na Espanha. E selaram o acerto com um abraço.
Após meses de impasse e de troca de críticas públicas, Pedro Sánchez (Psoe) e Pablo Iglesias (Podemos) anunciaram, ontem, que chegaram a um acordo preliminar para formar um governo conjunto na Espanha. E selaram o acerto com um abraço.
O documento não deixa claro quais serão as funções de cada um no novo governo nem as linhas que serão adotadas. Há menções genéricas a proteger os direitos sociais, garantir a convivência na Catalunha e fortalecer as autonomias regionais.
O Psoe, que comanda o governo desde junho de 2018, foi o mais votado nas eleições de domingo, com 120 assentos conquistados. A coligação Unidas Podemos ficou em quarto, com 35. Juntas, têm 155 cadeiras, mais do que a soma do segundo e do terceiro colocados (PP e Vox, ambos de direita, que chegaram a 140 somados).
Segundo alguns meios da imprensa espanhola, houve um acerto para que Iglesias tenha o cargo de vice-presidente de governo, em um sinal claro de que o Psoe finalmente cedeu no ponto que travava as conversas: dividir o poder. Iglesias classificou o acordo como "a melhor vacina contra a extrema-direita".
No domingo, o partido de ultradireita Vox teve um crescimento expressivo e passou de 24 para 52 assentos, tornando-se o terceiro mais votado. Isso gerou temores de que uma nova eleição, consequência em caso de falta de acordo, possa fazer com que o Vox cresça ainda mais. O partido se posiciona contra o que chama de política tradicional e defende bandeiras como o fim das autonomias regionais e o veto a imigrantes.
Nas eleições de abril, o Psoe também foi o vencedor, mas não conseguiu fazer um acordo com o Podemos para formar governo, o que levou à nova votação geral. Os dois partidos perderam votos em comparação a abril e somam 155 cadeiras. Porém a expectativa, segundo o El País, é que a coligação atraia legendas regionais, como o Partido Nacionalista Vasco (PNV), sete assentos; o Más País, três; o Bloco Nacionalista Galego (BNG), um; o Partido Regionalista da Cantábria (PRC), um; e o Teruel Existe, um.
Mesmo que não chegue aos 176 assentos necessários para a maioria, o bloco de esquerda pode assumir o governo desde que outros partidos menores se abstenham e não bloqueiem a investidura. Se a coligação for aprovada, será a primeira vez que a Espanha terá um governo de coalizão desde sua redemocratização, nos anos 1970. Psoe e PP se alternam no poder desde 1982.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO