Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Vaticano

- Publicada em 14 de Outubro de 2019 às 03:00

Canonizada, Irmã Dulce se torna a primeira santa brasileira

Autoridades acompanharam a cerimônia, na qual outros quatro novos santos foram canonizados

Autoridades acompanharam a cerimônia, na qual outros quatro novos santos foram canonizados


ALBERTO PIZZOLI/AFP/JC
Santa Dulce dos Pobres. Um novo nome, a mesma Irmã Dulce. Porém, agora, oficialmente a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa. Às 10h34min (5h34min de Brasília) de ontem, o Papa Francisco, diante de uma Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada, fez de Irmã Dulce, a 37ª personalidade do País canonizada pela Igreja Católica.
Santa Dulce dos Pobres. Um novo nome, a mesma Irmã Dulce. Porém, agora, oficialmente a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa. Às 10h34min (5h34min de Brasília) de ontem, o Papa Francisco, diante de uma Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada, fez de Irmã Dulce, a 37ª personalidade do País canonizada pela Igreja Católica.
"Em honra da Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e para incremento da vida cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e Nossa, depois de refletir por muito tempo, ter invocado a ajuda divina e ouvido a opinião de irmãos bispos, declaramos e definimos santos os beatos John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Maria Thresia Chiramel Mankidiyan, Dulce Lopes Pontes (Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes) e Marguerite Bays, e os inscrevemos no registro dos santos, estabelecendo que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os santos", afirmou o Papa, no momento solene.
Segundo a guarda local, cerca de 50 mil pessoas acompanharam a cerimônia, na qual outros quatro novos santos foram canonizados: um teólogo inglês, uma freira italiana, uma freira indiana e uma catequista suíça. Era visível o número de brasileiros entre os fiéis. Bandeiras do País e trajes verde e amarelo podiam ser notados em todas as partes da praça. Dos presentes, a Santa Sé estima que em torno de dez mil eram brasileiros. Entre eles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffolli.

Agraciados pelos milagres estiveram na cerimônia

Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa na manhã deste domingo (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano Tapestry of the new Saint (from L) Brazilian Dulce Lopes Pontes, Italian Giuseppina Vannini, English John Henry Newman,  Indian Maria Teresa Chiramel Mankidiyan and Swiss Margarita Bays are displayed durint their Canonization Mass, on  October 13, 2019 In Saint Peter's square at the Vatican. (Photo by Alberto PIZZOLI / AFP)
      Caption

Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa na manhã deste domingo (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano Tapestry of the new Saint (from L) Brazilian Dulce Lopes Pontes, Italian Giuseppina Vannini, English John Henry Newman, Indian Maria Teresa Chiramel Mankidiyan and Swiss Margarita Bays are displayed durint their Canonization Mass, on October 13, 2019 In Saint Peter's square at the Vatican. (Photo by Alberto PIZZOLI / AFP) Caption


/ALBERTO PIZZOLI/AFP/JC
Santa Dulce dos Pobres. Um novo nome, a mesma Irmã Dulce. Porém agora, oficialmente, a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa. Às 10h34min (5h34min de Brasília) de ontem, o Papa Francisco, diante de uma Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada, fez de Irmã Dulce a 37ª personalidade do País canonizada pela Igreja Católica. Na cerimônia, foram canonizados outros quatro novos santos: um teólogo inglês, uma freira italiana, uma freira indiana e uma catequista suíça
"Em honra da Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e para incremento da vida cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e Nossa, depois de refletir muito tempo, ter invocado a ajuda divina e ouvido a opinião de irmãos bispos, declaramos santos os beatos John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Maria Thresia Chiramel Mankidiyan, Dulce Lopes Pontes e Marguerite Bays, e os inscrevemos no registro dos santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, eles sejam devotamente honrados", afirmou o Papa.
Cerca de 50 mil pessoas acompanharam a cerimônia, das quais, a Santa Sé estima, 10 mil eram brasileiras. Entre elas estavam o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffolli.

Biografia

Nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador, Irmã Dulce foi batizada Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes. Era filha de um dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, Augusto, e de uma dona de casa, Dulce. Perdeu a mãe aos sete anos e, por isso, decidiu homenageá-la, adotando seu nome na vida religiosa, aos 19 anos - quando ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
Sua vocação para ajudar os mais necessitados se tornou pública na adolescência. Aos 13 anos, começou a acolher doentes e moradores de rua em sua casa. O local acabou conhecido como "a portaria de São Francisco".
Após entrar para a congregação, deu aulas principalmente de Geografia e História. Por formação, Dulce era normalista, oficial de farmácia e auxiliar de serviço social.
Criou um movimento operário cristão e, um pouco mais tarde, fundou a organização que existe até hoje, com destaque para o atendimento a doentes. Irmã Dulce também gostava de artes, principalmente música. Em 1948, fundou o Cine Teatro Roma, palco de shows de grandes nomes da MPB, como Roberto Carlos e Raul Seixas. A religiosa ainda criaria cinemas em Salvador. Ainda em vida, recebeu o apelido de "o Anjo Bom da Bahia".
Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Seus últimos 30 anos de vida foram especialmente difíceis por conta de um enfisema pulmonar, que reduziu sua capacidade respiratória em 70%. Irmã Dulce chegou a pesar apenas 38 quilos.