Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 02 de Julho de 2019 às 18:55

Ex-guerrilheiro das Farc desaparece e coloca em risco acordo de paz

O ex-guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e deputado Jesús Santrich está desaparecido há mais de 60 horas, quando dispensou a segurança que lhe é designada pelo acordo de paz como ex-combatente, no departamento (estado) de Cesar, próximo à fronteira venezuelana.
O ex-guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e deputado Jesús Santrich está desaparecido há mais de 60 horas, quando dispensou a segurança que lhe é designada pelo acordo de paz como ex-combatente, no departamento (estado) de Cesar, próximo à fronteira venezuelana.
Até dois meses atrás, Santrich estava preso, desde abril de 2018, por supostamente ter enviado aos EUA um carregamento de dez toneladas de cocaína depois de ter-se acolhido ao acordo de paz entre o Estado colombiano e a ex-guerrilha, agora desmobilizada.
Desde então, vinha sendo investigado pela Justiça Especial de Paz, que considerou não haver evidências suficientes de que o envio tivesse sido feito antes ou depois de assinado o acordo, em dezembro de 2016.
Se tiver sido antes, Santrich poderia ser anistiado. Se foi depois, pode ser julgado pela Justiça comum. Sendo assim, a JEP o liberou, e a Corte Suprema do país referendou a decisão.
Agora, como parlamentar --cargo que ocupa por ter sido um dos negociadores do acordo de paz e ter conquistado um dos postos no Congresso reservados aos ex-guerrilheiros--, seu processo será julgado pela Corte Suprema.
A próxima audiência a que deve comparecer é no dia 9 de julho. Caso não se apresente nem envie uma justificativa, será considerado fugitivo.
O fato de ele ter abandonado a custódia em Cesar levou a especulações de que ele poderia estar viajando para o território venezuelano onde estão os acampamentos clandestinos dos dissidentes das Farc.
Se isso ocorrer, Santrich não será o primeiro líder da ex-guerrilha a deixar o acordo de paz e entrar para a clandestinidade: Iván Márquez, até então número dois das Farc e também com cargo no Congresso, fez o movimento.
O dirigente do agora partido Farc (Força Alternativa Revolucionária do Comum)Rodrigo Londoño repudiou a atuação de ambos e pediu a reapresentação de Santrich junto à sociedade.
As ações de Santrich estão tendo impacto nas instituições colombianas. Primeiro, por ter causado a ira do presidente Iván Duque, que teve derrubada do Congresso sua tentativa de alterar o estatuto da JEP.
O mandatário colombiano queria que os crimes de narcotráfico, como os que Santrich é acusado, não fossem passíveis de ser anistiados -como são pelo atual acordo.
A liberaçãotambém provocou a renúncia do procurador-geral do país, Néstor Humberto Martínez, homem de confiança do ex-presidente Álvaro Uribe, presidente do partido Centro Democrático, a que pertence Duque e que sempre se posicionou contra o acordo de paz.
Santrich também tem um pedido de extradição dos EUA em trâmite, devido a este e a outros carregamentos de drogas que supostamente vinha enviando ao país do norte.
Na próxima semana, os colombianos viverão a expectativa da volta de Santrich até o dia da audiência, em 9 de julho, porque dela depende, em parte, a popularidade do acordo de paz ante a sociedade e a própria credibilidade da Justiça colombiana.
Se Santrichse refugiar na Venezuela, trará ainda mais uma dor de cabeça para a tensa relação entre os dois países, uma vez que a Colômbia acusa Maduro de estar dando cobertura a dissidentes das Farc e a integrantes do ELN, que há tempos já ocupam parte do território e se declaram leais ao ditador venezuelano.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO