Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 02 de Julho de 2019 às 14:40

Incêndio em submarino russo deixa 14 marinheiros mortos

Quatorze marinheiros morreram devido a um incêndio em um submarino de pesquisas em águas territoriais russas, informou nesta terça-feira (2) o Ministério da Defesa em Moscou.
Quatorze marinheiros morreram devido a um incêndio em um submarino de pesquisas em águas territoriais russas, informou nesta terça-feira (2) o Ministério da Defesa em Moscou.
O acidente ocorreu na segunda-feira (1º) num submarino destinado ao estudo do ambiente marinho e do fundo do oceano.
As 14 vítimas trabalhavam em uma operação de recolhimento de dados no leito marinho e morreram por intoxicação.
De acordo com o órgão,o submergível tem base na cidade de Severomorsk, na região de Murmansk, que fica no norte da Rússia, próxima da fronteira com Finlândia e Suécia.
O acidente foi controlado, e o submarino pôde retornar ao porto, afirmaram as autoridades.Agora, amarinha russa deve realizar uma investigação para determinar as causas do incêndio.
Segundo uma fonte militar não identificada ouvida pelo canal de notícias russo RBC,o modelo do submarino era um AS-12 movido a energia nuclear, mas não houve confirmação oficial da informação.
OAS-12, a partir de informações de reportagem do jornal russo Izvestia,foi lançado em 2003 e é conhecido pelo apelido "Losharik".
A embarcação é projetada para operar em profundidades inacessíveis a submarinos comuns, de acordo com o jornal, e pode ser usada para realizar operações especiais.
Segundo a publicação, o modelo é feito de uma série de esferas interconectadas, que são mais fortes que a construção submarina convencional e permitem que o AS-12resista à pressão da água.
A usina que construiu o navio se recusou a divulgar qualquer detalhe sobre o veículo, citando regras de sigilo, segundo o Izvestia.
Nesta terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin,cancelou um compromisso público para se encontrar com o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, informou a agência de notícias russa RIA.
Esse acidente lembra a tragédia do submarino à propulsão nuclear Kursk, que afundou com 118 homens a bordo em 12 de agosto de 2000, quando começava o primeiro mandato de Putin.
Vinte e três tripulantes sobreviveram durante vários dias após a explosão que provocou o afundamento do submarino, mas morreram por não terem sido resgatados a tempo.Até hoje esse episódio segue como a pior tragédia sofrida pela marinha russa.
Desde então, Putin supervisionou um aumento maciço no financiamento militar que permitiu às Forças Armadas renovarem seus equipamentos.
Ainda assim, acidentes continuaram a acontecer.Em dezembro de 2016, um avião militar russo transportando 92 pessoas, incluindo dezenas de cantores do Coro do Exército Vermelho, colidiu no Mar Negro a caminho da Síria. Todos a bordo morreram.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO