Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de julho de 2018.
Dia do Engenheiro Florestal.

Jornal do Comércio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Tailândia

Notícia da edição impressa de 12/07/2018. Alterada em 12/07 às 01h00min

Jovens resgatados seguem isolados em hospital

Primeiras imagens dos 12 meninos e seu treinador foram divulgadas ontem

Primeiras imagens dos 12 meninos e seu treinador foram divulgadas ontem


THE GOVERNMENT PUBLIC RELATIONS DEPARTMENT AND GOVERNMENT SPOKESMAN BUREAU/AFP/JC
O hospital tailandês onde 12 meninos e seu treinador estão se recuperando depois do resgate de uma caverna inundada no norte do país divulgou ontem um vídeo do grupo. As imagens mostram as crianças em camas de hospital, utilizando máscaras, conversando com enfermeiras e fazendo sinais com as mãos. No momento, o grupo está em isolamento, medida adotada para prevenir possíveis infecções.
Alguns dos pais são vistos chorando e acenando para as crianças por trás do vidro. Segundo o diretor do hospital, Chaiwetch Thanapaisal, o grupo é "forte na mente e no coração". Conforme a situação dos pacientes melhorar, o contato mais próximo será possível, mas ainda com o uso de roupas esterilizadas, informou a equipe médica.
De acordo com o inspetor de saúde pública Thongchai Lertwilairratanapong, os 12 meninos e seu treinador "cuidaram bem de si mesmos". Ele concedeu entrevista no hospital da cidade de Chiang Rai, onde o grupo está se recuperando. Thongchai disse que os jogadores perderam, em média, dois quilos durante o período de 18 dias e, antes de serem encontrados por mergulhadores britânicos, sobreviveram bebendo a água que pingava dentro da câmara. "O que é necessário é água, que a caverna tem, e, nesta época, há muita água na caverna. Eles escolheram água limpa para beber", explicou.
Os quatro garotos que foram resgatados no domingo já podem comer normalmente e caminhar, enquanto os que saíram entre segunda e terça-feira ainda estão comendo alimentos leves. Segundo o inspetor, o grupo que saiu da caverna na terça-feira apresentou leve infecção nos pulmões, enquanto dois do primeiro grupo resgatado tiveram infecção pulmonar e vão precisar de medicamento por sete dias. O inspetor informou, ainda, que os jovens também terão sua saúde mental avaliada. Segundo especialistas, a união do time e sua juventude são fatores que devem contribuir positivamente na recuperação.
 

Resgate na Tailândia vira tema de documentário do Discovery Channel

A história do resgate na Tailândia imediatamente atraiu o interesse de produtores de Hollywood que querem transformar o episódio em filme. Antes disso, porém, a história será contada em um documentário do Discovery Channel.

O canal vai lançar seu registro sobre o caso já neste sábado, no Discovery Science dos Estados Unidos, sob o título Operation Thai Cave Rescue. De acordo com a sinopse divulgada, o documentário "revela o drama científico e humano por trás de um dos resgates mais difíceis e que mais mexeu com o coração na história humana".

"Com acesso exclusivo aos homens e mulheres - incluindo as famílias dos adolescentes - que viveram esses eventos, Operation Thai Cave Rescue foca na vitória do espírito humano e nas inovações científicas e tecnológicas extraordinárias usadas para completar esse resgate milagroso", continua a sinopse.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia