Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 09 de julho de 2018.
Feriado em São Paulo - Revolução Constitucionalista.

Jornal do Comércio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Relações internacionais

Alterada em 09/07 às 10h01min

Trump reclama que Otan beneficia "muito mais" Europa do que EUA

Segundo o presidente, os EUA estão pagando por 90% da Otan, com muitos países nem se perto de 2%

Segundo o presidente, os EUA estão pagando por 90% da Otan, com muitos países nem se perto de 2%


MANDEL NGAN/AFP/JC
O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou nesta segunda-feira (9) que seu país gasta muito mais com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do que qualquer outra nação, o que, em sua visão, não é "justo" nem "aceitável".
"Embora esses países tenham aumentado suas contribuições para a Otan desde que assumi o cargo, eles precisam fazer mais", disse Trump, em sua rede oficial no Twitter. Ele citou o caso da Alemanha, cuja contribuição seria de 1% do total, ante 4% dos EUA.
Ainda segundo Trump, a Otan beneficia muito mais a Europa do que os EUA. "Em alguns aspectos, os EUA estão pagando por 90% da Otan, com muitos países nem se aproximando de seu compromisso de 2%", afirmou o presidente. Os comentários de Trump vieram antes de uma reunião de cúpula que a Otan fará na quarta e quinta-feira (11 e 12), em Bruxelas. Trump também citou que a União Europeia teria um superávit comercial de US$ 151 milhões com os EUA, com a imposição de "grandes barreiras comerciais" a bens americanos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia