Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 11 de Abril de 2022 às 18:49

Hospital da Criança Conceição enfrenta problemas com falta de leitos

Doenças respiratórias são as principais causas das internações

Doenças respiratórias são as principais causas das internações


CLAUDIO FACHEL/ARQUIVO/JC
Atualizada às 19h30min
Atualizada às 19h30min
Com os 120 leitos lotados por pacientes que necessitam de atendimento para doenças respiratórias, em sua maioria, como asma, pneumonia e bronquiolite, o Hospital da Criança Conceição (HCC) havia decidido fechar a emergência pela falta de estrutura para novas hospitalizações na tarde desta segunda-feira (11). Horas depois, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) informou à Secretaria da Saúde que seguirá com o atendimento a todas as crianças pelo critério de classificação de risco.
A decisão de fechamento havia sido anunciada nesta tarde pela gerência do HCC em comum acordo com a direção técnica do GHC. “À medida que a emergência continua atendendo, há a necessidade de mais crianças serem internadas, e não temos onde colocá-las”, explicou José Roberto Saraiva, chefe da emergência do Hospital da Criança Conceição.
A medida foi comunicada à Secretaria da Saúde de Porto Alegre, com o pedido de ajuda para disponibilizar leitos em outros hospitais. “Conversamos há pouco com o pessoal da Coordenação Municipal de Urgência e Emergência e explicamos que, se conseguirmos mais vagas de internação, poderemos retornar à normalidade ainda nesta noite ou até amanhã pela manhã”, informou Saraiva.
De acordo com o médico responsável pelo HCC, a situação é semelhante em outras instituições de saúde com atendimento pediátrico, citando os hospitais da Restinga, Clínicas e Presidente Vargas. “Todos os que mantêm as portas abertas para emergência estão enfrentando problemas”, lamenta.
Por isso, uma das alternativas propostas é verificar junto ao Hospital da Criança Santo Antônio, que trabalha com atendimento referenciado, a possibilidade de cedência de leitos para este período crítico. “A Coordenação Municipal de Urgência e Emergência ficou de fazer o pedido e estamos no aguardo da resposta”, relata Saraiva.
Porém, no início da noite, a SMS informou que foi comunicada pelo GHC de que o Hospital da Criança Conceição não irá fechar a emergência, seguindo orientação da secretaria para que sejam mantidos os atendimentos conforme o critério de classificação de risco. 
A secretaria também afirma que "planeja a abertura de 20 leitos de enfermaria no Hospital Presidente Vargas até o fim do mês e a abertura de uma emergência pediátrica no Hospital Vila Nova durante o mês de maio".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO