Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saneamento

- Publicada em 03 de Janeiro de 2022 às 11:40

Vários bairros de Porto Alegre enfrentam falta de água nesta segunda-feira

Dmae realiza conserto emergencial em tubulação dentro da Estação de Bombeamento São Manoel

Dmae realiza conserto emergencial em tubulação dentro da Estação de Bombeamento São Manoel


Rafael Redin/DMAE PMPA/JC
Atualizada às 19h25min
Atualizada às 19h25min
A chuva forte com ventania que atingiu Porto Alegre na tarde deste domingo (2) provocou falta de energia em vários pontos da cidade, afetando também o abastecimento de água ainda na manhã desta segunda-feira (3).
O problema atingiu a Estação de Bombeamento de Água Tratada – Ebat São Manoel (São Manoel, 1130, esquina av. Ipiranga, bairro Santana), que atende as zonas Leste e Nordeste. A estação ficou sem energia elétrica durante a chuva e, quando a energia retornou, uma tubulação interna rompeu abaixo do nível do solo, exigindo escavação e remoção do piso, além da drenagem demorada da caixa de sucção da estação.
Segundo o Dmae, a solda na tubulação abaixo do solo dentro da Ebat foi finalizada no fim da tarde desta segunda. A peça, em formato de curva, está sendo recolocada e, só após ser parafusada, é que o bombeamento é retomado, verificando se o serviço ocorreu como o esperado. A previsão, segundo a companhia, é de que "até o meio da noite os bombeamentos sejam religados. O sistema de abastecimento deverá recuperar gradativamente durante a noite e madrugada de terça (4) podendo ir além desse prazo nas áreas mais afastadas e de terreno elevado." Com o desligamento da estação São Manoel, as demais em linha com ela, localizadas nas zonas Leste e Nordeste, foram sendo desligadas por efeito dominó. O desabastecimento atinge os seguintes bairros:
Jardim Carvalho, Boa Vista, Jardim Ipê, Bom Jesus, Vila Jardim, Vila Fátima Pinto, Cefer 1 e 2, Lomba do Pinheiro, Aparício Borges, Jardim Botânico, Partenon, Petrópolis, Santana, Santo Antônio, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, São José, São José Comunitária, Agronomia, Vila dos Sargentos, Hospital Independência, Intercap, Campo da Tuca, Vila João Pessoa, Chácara das Pedras e Três Figueiras.
Na Zona Sul, a Estação de Bombeamento Morro do Osso também está parada por falta de energia, o que ocasiona a falta d´água nos bairros Camaquã e Tristeza.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO