Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 24 de Novembro de 2021 às 11:29

Porto Alegre volta a ter linhas de ônibus na madrugada

Operação fica a cargo da Carris e ocorrerá da 1h20min às 5h25min

Operação fica a cargo da Carris e ocorrerá da 1h20min às 5h25min


CLAITON DORNELLES /JC
A partir de sexta-feira (26), Porto Alegre voltará a contar com linhas de ônibus circulando na madrugada. Inicialmente, serão três as linhas que irão oferecer transporte da 1h20min às 5h25min.
A partir de sexta-feira (26), Porto Alegre voltará a contar com linhas de ônibus circulando na madrugada. Inicialmente, serão três as linhas que irão oferecer transporte da 1h20min às 5h25min.
A volta no atendimento noturno se dá depois de mais de um ano e meio sem operação, em razão da pandemia e baixa procura de usuários. A Secretaria de Mobilidade Urbana, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Carris viabilizaram a criação de três linhas: C210 Corujão Restinga, C398 Corujão Lomba do Pinheiro e C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento.
A operação acontecerá todos os dias e fica a cargo da Carris. Serão 12 viagens no total. O atendimento inicia nas regiões da Restinga, Lomba do Pinheiro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. As tabelas horárias serão disponibilizadas no site da EPTC e a localização, em tempo real, de cada linha pode ser acessada na função GPS do aplicativo do TRI.
“A volta do atendimento noturno foi um pedido da população. Com a melhora no quadro da pandemia e a retomada gradual das atividades, foi possível reativar as linhas da madrugada para melhorar o deslocamento dos trabalhadores”, afirma o prefeito Sebastião Melo.
Após o início da circulação das três linhas na sexta-feira, a prefeitura vai avaliar a viabilidade de ampliar o serviço, com a circulação de linhas de transporte coletivo em outras regiões da cidade. “Vamos analisar os carregamentos dessas linhas para realizar ajustes conforme necessidade”, esclarece o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso.
Conforme a prefeitura da Capital, atualmente, o sistema de transporte coletivo transporta, em média, 502 mil passageiros em dias úteis, o que representa 61% do que era transportado antes da pandemia (820 mil passageiros).
A prefeitura garante que o atendimento noturno não terá custo adicional ao sistema, uma vez que os recursos empregados têm origem na redução de custo obtida com o cancelamento de viagens deficitárias na faixa da 0h e 1h em 15 linhas que apresentam uma média de três ou menos passageiros por viagem.

Confira detalhes das linhas que circularão nas madrugadas:

  • C210 Corujão Restinga: Os horários que saem do bairro, da avenida Econ. Nilo Wulff, são às 1h20min e às 3h30min. Os horários que saem do Centro no Terminal Borges de Medeiros, são às 3h15min e 5h25min.
  • C398 Corujão Pinheiro: Os horários que saem do Centro, da avenida Borges de Medeiros, são às 2h30min e às 4h40min. Os horários de volta saem do Terminal Nilo Wulff às 2h10min e 4h20min.
  • C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento: Primeiro horário sai às 23h e último às 2h. Por se tratar de uma linha circular, sai e retorna para o mesmo ponto, na avenida Borges de Medeiros. Os veículos saem do Centro Histórico, passam pelos bairros Rio Branco, Moinhos de Vento, Floresta até chegar ao 4º Distrito.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO