Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 18 de Agosto de 2021 às 16:46

Redes sociais e tecnologias digitais no Jornalismo estarão em webinar nesta quinta

Painel vai abordar o impacto das ferramentas digitais na atuação diária de jornalistas e da mídia

Painel vai abordar o impacto das ferramentas digitais na atuação diária de jornalistas e da mídia


ARI/DIVULGAÇÃO/JC
Os recursos digitais, seja para a produção de notícias como para ampliar o alcance da distribuição dos conteúdos, impactam dia a dia o Jornalismo. Esta 'pauta' estará em um webinar aberto ao público, nesta quinta-feira (19), promovido em uma parceria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) com os consulados dos Estados Unidos no Brasil. 
Os recursos digitais, seja para a produção de notícias como para ampliar o alcance da distribuição dos conteúdos, impactam dia a dia o Jornalismo. Esta 'pauta' estará em um webinar aberto ao público, nesta quinta-feira (19), promovido em uma parceria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) com os consulados dos Estados Unidos no Brasil. 
"O Uso de Novas Tecnologias Digitais e de Redes Sociais no Jornalismo Atual" terá como palestrante o jornalista Raul Reis, decano da Escola de Comunicação do Emerson College e professor titular do Departamento de Estudos da Comunicação da instituição, com sede nos EUA.
Na mediação do painel que será realizado pela plataforma digital do Zoom, estarão os jornalistas Patrícia Comunello, do site e colunista do Minuto Varejo do Jornal do Comércio, e Rodrigo Lopes, de GZH. Para assistir, basta solicitar o link do webinar enviando mensagem para o número de WhatsApp 99509-8260. O painel abre às 19h e deve se porlongar por uma hora e meia com transmissão ao vivo. 
Antes, Reis havia coordenado a Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Florida International University (FIU) em Miami, na Flórida, de 2011 a 2016. Desde 2000, ele é professor de disciplinas na área de Jornalismo Digital.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/18/206x137/1_raul_reis_foto-9390078.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'611d5a8dd3627', 'cd_midia':9390078, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/18/raul_reis_foto-9390078.jpeg', 'ds_midia': 'Webinar ARI e consulados dos Estados Unidos - tema: Tecnologias digitais e redes sociais no Jornalismo - professor Raul Reis, palesTrante, coordenador da Escola de Comunicação do Emerson College e professor titular do Departamento de Estudos da Comunicação da escola', 'ds_midia_credi': 'RAUL REIS/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Webinar ARI e consulados dos Estados Unidos - tema: Tecnologias digitais e redes sociais no Jornalismo - professor Raul Reis, palesTrante, coordenador da Escola de Comunicação do Emerson College e professor titular do Departamento de Estudos da Comunicação da escola', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '789', 'align': 'Left'}
Reis tem trajetória de livros e ensino sobre comunicação e Jornalismo Digital em escolas dos EUA. Foto: Arquivo Pessoal/JC  
O jornalista é autor de artigos e livros com temas como o impacto da comunicação de massa nas comunidades tradicionais, na mídia latino-americana e brasileira. Reis é coautor dos livros Comunicação de Massa: Produtores e Consumidores e Escrita e Reportagem para Mídia Digital.

Confira o webinar e como assistir:

  • Tema: O Uso de Novas Tecnologias Digitais e de Redes Sociais no Jornalismo Atual
  • Palestrante: Raul Reis, jornalista e coordenador da Escola de Comunicação do Emerson College e professor titular do Departamento de Estudos da Comunicação, em Boston, nos EUA
  • Quando: 19 de agosto (quinta-feira)
  • Horário: 19h às 20h30min (ao vivo)
  • Plataforma: Zoom
  • Acesso ao link: solicitar pelo 99509-8260
Antes do webinar, Reis falou sobre o tema ao responder quatro perguntas enviadas pelo JC:
JC - Como o senhor avaliar o uso das ferramentas digitais na atividade dos jornalistas e quanto isso efetivamente é usado no seu potencial?
Raul Reis - As ferramentas digitais são de importância fundamental para o Jornalismo e para o trabalho diário dos jornalistas. Os jornalistas que dominam e usam as ferramentas digitais têm praticamente uma redação móvel a seu dispor. Por exemplo, os telefones móveis, principalmente os smartphones, capacitam os jornalistas a pesquisar, entrevistar, produzir, editar, apresentar e promover suas matérias e colunas de uma forma que nunca se imaginou há 15 anos ou até mesmo 10 anos atrás. Cabe as jornalistas aprender e dominar estas tecnologias, de uma forma que contribua para o aperfeiçoamento do trabalho professional deles.
JC - Os jornalistas estão conseguindo assimilar as tecnologias para aplicar no dia a dia ou ainda há limitações, como o domínio das próprias ferramentas e falta de maior interação com áreas que desenvolvem as soluções?
Reis - A grande limitação é o tempo disponível para fazer esse aperfeiçoamento profissional, já que essa exigência de aprender e se aperfeiçoar é mais uma que se soma às muitas outras demandas profissionais que caem nas costas dos jornalistas. Fora a questão do tempo, tem também a questão dos custos e dos recursos. É fundamental que os jornalistas recebam os recursos necessários para crescer profissionalmente e aprender a dominar estas tecnologias e ferramentas.
JC - Há preocupação com fake news e a qualidade da apuração em uma sociedade que cada vez mais compartilha postagens. Qual é o papel dos jornalistas e do Jornalismo em garantir e se diferenciar nessa arena, ajudando claro a evitar que notícias sem verificação (no Brasil usa-se "falsas") ganhem protagonismo?
Reis - Quanto à questão dos fake news, cabe aos jornalistas e aos meios de comunicação manter o mais alto profissionalismo e código de ética na produção e reprodução da informação jornalística. Essa é a única maneira de se diferenciar dos veiculadores de informações falsas. As novas tecnologias digitais também dão aos jornalistas e aos meios de comunicação a capacidade de averiguar e confirmar a veracidade da informação de forma quase automática. Os jornalistas e meios de comunicação também devem funcionar como educadores do público consumidor.
JC - As empresas que aportam as ferramentas de redes devem assumir mais responsabilidade na veiculação dos conteúdos que não são jornalísticos ou há falhas nesse monitoramento?
Reis - Essa lé uma questão muito difíci por causa do conflito entre a liberdade de expressão, a lei, a responsabilidade social das empresas e a necessidade de manter as diferenças de opinião e crença. A meu ver, a melhor forma de supervisionar o conteúdo seria a própria sociedade civil criar mecanismos de supervisão e monitoramento, com ajuda dos jornalistas e das associações jornalísticas, e que esses mecanismos funcionassem como “ombudsmen” das redes sociais, recebendo queixas, monitorando falsidades, etc.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO