Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 02 de Julho de 2021 às 20:54

Prefeitura e sociedade se mobilizam para auxiliar população de rua no frio

De acordo com a Fasc, existem 2,7 mil pessoas em situação de rua em Porto Alegre

De acordo com a Fasc, existem 2,7 mil pessoas em situação de rua em Porto Alegre


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Andressa Vieira
Nos últimos dias Porto Alegre, assim como todo o Rio Grande do Sul, vem registrando temperaturas baixas, ficando abaixo dos 10 graus em quase todas as noites da semana. As quedas bruscas na temperatura, causadas pela passagem de massas de ar muito forte, já foram registradas antes mesmo do começo oficial do inverno, o que fez com que as condições das pessoas em situação de rua se tornasse ainda mais precária.
Nos últimos dias Porto Alegre, assim como todo o Rio Grande do Sul, vem registrando temperaturas baixas, ficando abaixo dos 10 graus em quase todas as noites da semana. As quedas bruscas na temperatura, causadas pela passagem de massas de ar muito forte, já foram registradas antes mesmo do começo oficial do inverno, o que fez com que as condições das pessoas em situação de rua se tornasse ainda mais precária.
A desigualdade social, agravada com a pandemia de Covid-19, fica evidente nas ruas do centro da Capital. Até o momento, foi registrado um óbito de um morador de rua, que ainda não identificado e cujo caso está em averiguação. Há suspeita de que a vítima tenha morrido de frio na calçada no bairro Menino Deus.
Os números da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) apontam que, em Porto Alegre, existem 2,7 mil pessoas em situação de rua. Para minimizar o impacto das baixas temperaturas, ações realizadas pela sociedade civil e pelo poder público levam doações de cobertores e roupas de inverno apra quem mais precisa. 
Uma dessas ações é a Sorobô do Bem, que nasceu há um ano e dois meses a partir da ideia de levar os alimentos que não eram consumidos nas casas para entregar à população de rua. No entanto, a ação foi ganhando forma e se modificando. A cabeleireira Sheila Silva da Luz, uma das fundadoras do projeto, atualmente entrega cerca de 180 marmitas, além de meias, cuecas, máscara, cobertores e outras demandas solicitadas pelas pessoas que moram na rua.
"O alimento para população de rua a gente começou com 17 refeições, hoje a gente entrega numa faixa de 180 na rua. Fizemos isso todas as quartas-feiras, porque na quarta é o dia que tem reciclagem, então tu encontra mais pessoas em situação de rua", afirma Sheila.
Na última ação do projeto, 100 cobertores, 72 pares de meias e alimentos foram adquiridos para entregar a moradores de rua na próxima quarta-feira (7). O Sorobô do Bem não recebe nenhum auxilio do Estado ou de fundações, e conta apenas com a ajuda e doação de voluntários. Todas as doações são feitas pelo perfil do Innstagram @sorobodobem ou no WhatsApp (51) 999897162
"Todas as pessoas são voluntárias. A gente depende de carona dos outros, pra buscar, pra trazer. São muitas pessoas que ajudam, mas a gente não tem um tipo de recurso que venha do estado ou de alguma fundação", ressalta a idealizadora do projeto.
Outra atitude beneficente em ação neste inverno é a campanha da dupla gre-nal para a arrecadação de cobertores, que começa na segunda-feira (5) e prossegue até o dia 11. Os torcedores colorados podem entregar as doações, das 8h às 18h, em um contêiner localizado na avenida Nestor Ludwig (ao lado do Gigantinho). Já os torcedores gremistas, a Escola de Futebol do Grêmio no Cristal, na avenida Diário de Notícias, 915, das 9h às 17h, de segunda a sábado estará recebendo as doações.
Essa é uma das atividades promovidas pelas agremiações da Capital para lidar com o impacto do frio para pessoas menos favorecidas. O presidente do Sport Club Internacional Alessandro Barcellos colocou a disposição há três semanas o Ginásio Gigantinho à disposição da prefeitura de Porto Alegre para abrigar pessoas em situação de rua. A Prefeitura, no entanto, declinou respeitosamente a oferta pelo momento.
— Alessandro Barcellos (@BarcellosSCI) June 30, 2021
A administração municipal alerta para quem ver uma pessoa em situação de risco devido ao frio deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão pelo número 156 ou (51) 3289-4994.
Abrigos à espera da população 
Atualmente, Porto Alegre possui quatro albergues, totalizando 256 vagas - dois que funcionam 12h por dia, e dois 24h. A FASC ampliou a capacidade de acolhimento em Porto Alegre de pessoas em situação de rua durante a Operação Inverno, que terá duração de sete meses. 
São mais 200 vagas em acolhimento na modalidade de pousada e 200 benefícios de auxílios-moradias, que garantirão uma nova possibilidade nas noites e dias frios. Dos novos espaços, dez terão lugar para animais de estimação. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/02/206x137/1_ma_020721___albergue-9352883.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60df56251b275', 'cd_midia':9352883, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/07/02/ma_020721___albergue-9352883.jpg', 'ds_midia': 'Albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz; moradores de rua para ilustrar matéria sobre albergues e frio intenso', 'ds_midia_credi': 'MARIANA ALVES/JC', 'ds_midia_titlo': 'Albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz; moradores de rua para ilustrar matéria sobre albergues e frio intenso', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%', align=Albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz. FOTO: MARIANA ALVES/JC
Para acessar a hospedagem na modalidade Albergue 12h, o usuário pode se dirigir ao local de maneira espontânea. Neste espaço, é ofertado janta e café da manhã, assim como momento para higiene pessoal, pernoite e atendimento técnico.
Na modalidade de Casa de Passagem 24 horas, o acesso é realizado a partir de avaliação técnica para encaminhamento via Núcleo de Acolhimento da Fasc. Assim como na modalidade de Pousada, imediatamente serão encaminhados para o acolhimento por meio das equipes de Abordagem Social e Proteção Social Especial.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO