Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 09 de Março de 2021 às 11:22

Colunista Eduardo Bins Ely morre aos 61 anos em Porto Alegre

Bins Ely assinava coluna diária Vida Social no Jornal do Comércio

Bins Ely assinava coluna diária Vida Social no Jornal do Comércio


MAURO SCHAEFER/ARQUIVO/JC
O jornalista Eduardo Bins Ely faleceu na madrugada desta terça-feira (9), aos 61 anos, em Porto Alegre. Segundo familiares, ele teve complicações após uma cirurgia no intestino. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Bins Ely deixa 11 irmãos.
O jornalista Eduardo Bins Ely faleceu na madrugada desta terça-feira (9), aos 61 anos, em Porto Alegre. Segundo familiares, ele teve complicações após uma cirurgia no intestino. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Bins Ely deixa 11 irmãos.
Colunista do Jornal do Comércio desde o início dos anos 2000, o jornalista, que também era formado em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), atualmente, era titular da coluna Vida Social, publicada diariamente no JC. Eduardo Bins Ely também capitaneou uma coluna de Moda no JC.
O diretor de Operações do JC, Giovanni Jarros Tumelero, salientou o profissionalismo e o carisma de Bins Ely. "Hoje perdemos uma das figuras mais queridas de Porto Alegre, grande amigo e excelente profissional. Durante sua longa trajetória no Jornal do Comércio, exerceu um trabalho impecável como colunista social", afirmou.
"Cumpriu por anos a tarefa de produzir uma coluna diária, o que não é fácil", completa o editor-chefe do JC, Guilherme Kolling. Além da contribuição de Bins para o jornal, Kolling também destaca a gentileza do colunista com colegas e entrevistados.
Sobrinho do jornalista, o vereador e presidente da Câmara de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), lamentou a perda. "Estamos todos muito tristes. Um tio muito querido, meu parceiro, meu incentivador. Desde a minha primeira eleição em 2000, me abriu muitas portas, oportunidades, amigos. Tinha uma parceria muito grande com ele. Irá fazer muita falta", afirma. Conforme o vereador, o tio era "amigo dos amigos". "Vai fazer falta. Partiu cedo. Como esquecer da sua feijoada. Sempre ajudando as entidades carentes. Me ajudou muito com o Lar Santo Antônio dos Excepcionais, fazendo doações de alimentos", relembra.
O cantor Ricardo Seffner, também sobrinho do colunista do JC, destaca que o tio sempre gostou de gente, estar envolvido com pessoas e trabalhar. "Ele gostava muito do que fazia. E o reconhecimento que teve foi graças ao trabalho de uma vida", observa Seffner, que destaca ainda a memória privilegiada de Bins Ely para guardar nomes e fisionomias.
A jornalista Creuza Barreto, que trabalhou por 17 anos assessorando o colunista, também cita que Bins Ely circulava muito e gostava de ir nos eventos sociais que cobria. "Era uma locomotiva. Chegava a ir a eventos em todos os dias da semana. Às vezes, tinha quatro eventos em um único dia e participava de todos os compromissos", lembra.
Superintendente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a jornalista Thamara Costa lembra que Eduardo Bins Ely sempre foi ligado à comunicação. "Querido amigo. Fomos colegas de faculdade de relações públicas e jornalismo na Pucrs. Sempre com alta astral. Marcou presença em entidades de imprensa. Era associado da ARI. Foi convidado para participar da atual diretoria da entidade. Não aceitou por estar em tratamento de saúde em dezembro último. Perda lamentável", diz.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul divulgou nota lamentando a morte de Bins Ely. No texto, a entidade lembra que Bins teve a influência no jornalismo do tio Paulo Caldas Milano, que tinha sido sócio da Companhia Jornalística Caldas Júnior. Também observa que o profissional atuou, ainda, como assessor de imprensa e relações públicas ao longo de sua trajetória.
A jornalista Floriza Xavier Hias conhecia Eduardo há décadas. Ambos foram colegas no Colégio Anchieta e na Pucrs. "O Eduardo era um fidalgo. Convivemos na fase jovens anchietanos com muita alegria e companheirismo. Na Pucrs, mostrou sua veia na comunicação. É uma grande perda não só para a família, como para os amigos e jornalismo. Hoje ficamos um pouco mais pobres de afeto e profissionalismo", destaca.
O velório ocorreu no fim da tarde desta terça-feira, com cerimônia de despedida íntima, somente para os irmãos da família Bins Ely, em função da pandemia. Os atos serão transmitidos de forma virtual para amigos e demais familiares.
Escolhemos quatro colunas de Bins para relembrar em forma de homenagem:
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO