Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 04 de Março de 2021 às 16:54

RS soma mais de 2,5 mil voluntários para atuar em ações da Covid

Meta é conseguir profissionais para reforçar a linha de frente devido ao esgotamento das equipes

Meta é conseguir profissionais para reforçar a linha de frente devido ao esgotamento das equipes


SILVIO AVILA/HCPA/DIVULGAÇÃO/JC
O Rio Grande do Sul soma mais de 2,5 mil voluntários para atuar em diversas frentes de apoio ao atendimento de casos e outros serviços envolvidos no enfrentamento da pandemia. A adesão ocorre por meio de canal para inscrição aberto esta semana. 
O Rio Grande do Sul soma mais de 2,5 mil voluntários para atuar em diversas frentes de apoio ao atendimento de casos e outros serviços envolvidos no enfrentamento da pandemia. A adesão ocorre por meio de canal para inscrição aberto esta semana
Além disso, outra frente, de recrutamento de pessoas que podem ser contratadas pelas unidades, soma 1,2 mil profissionais de saúde em 24 horas, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A carência de mão de obra para dar conta da ampliação da rede de atendimento, de hospitais a prontos atendimentos e postos, é um dos problemas que pode frustrar a expansão da estrutura. Os hospitais enfrentam o colapso, com unidades já acima de 100% da capacidade.
No começo da tarde desta quinta-feira (4), são 3 mil doentes em UTIs, para 2,97 mil vagas. O Estado teve ainda novo recorde de número de mortes confirmadas em um dia e chega a 631 óbitos em quatro dias
Já nas enfermarias, são quase 5 mil pessoas internadas, sendo 4,08 mil confirmadas com Covid-19 e 875 suspeitas em leitos clínicos. 
Segundo a SES, são até agora 1.151 voluntários da área da saúde e 1.054 de outras áreas. O acesso aos inscritos é franqueado aos municípios e hospitais, que fazem o contato com pessoas em suas regiões. Prefeituras e instituições podem também procurar as coordenadorias da pasta para cadastrar demandas.   
Em outra frente de busca de apoio, o Voluntariado Covid, iniciativa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), teve mais de 360 inscritos em 24 horas. A ação foi reativada nessa quarta-feira (3). 
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e técnicos em enfermagem, algumas das funções mais demandadas, podem se inscrever em um canal no site da universidade. A inscrição é pelo http://voluntarios.ufcspa.edu.br. As pessoas podem se habilitar para atuar e tarefas como auxílio a desparamentação e paramentação das equipes em unidades Covid, teleatendimento, apoio em postos e serviços de psicologia. 
"Pode ser voluntário que tenha algumas horas, um turno, o que for possível", incentiva vice-coordenadora do curso de Medicina da UFCSPA, Maria Eugênia Bresolin Pinto, que coordena também o Comitê Técnico de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde Referente ao Coronavírus.  
O governo do Estado lançou dois cadastros: um de voluntários e outro para recrutamento de profissionais
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO