Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2021 às 18:10

IPA oferece possibilidade de convênio com a Pucrs a estudantes de 11 cursos extintos

Centro Universitário Metodista (IPA), na Capital, fechou 12 dos 22 cursos de graduação que oferecia

Centro Universitário Metodista (IPA), na Capital, fechou 12 dos 22 cursos de graduação que oferecia


IPA/DIVULGAÇÃO/JC
Fernanda Crancio
Atualizada às 20h28min
Atualizada às 20h28min
Após o fechamento de 12 dos seus 22 cursos de graduação e a demissão de professores, o Centro Universitário Metodista (IPA), em Porto Alegre, anunciou a possibilidade de firmar convênio para encaminhar alunos dos cursos extintos, com exceção dos de Licenciatura em Música, para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul (Pucrs). O acerto, ainda em tratativas, deverá garantir a continuidade das aulas aos que assim desejarem. Os acadêmicos de Música terão a opção se seguir os estudos no Centro Universitário Claretiano - que mantém polo presencial no bairro Glória -, também via convênio.
Segundo comunicado aos estudantes por meio de e-mail, a direção do IPA informou que "não mediu esforços em buscar a instituição que mais se identificasse com o ensino dado e reafirma o compromisso em assegurar a continuidade dos estudos em virtude da adequação do portfólio". O convênio com a Pucrs, que ainda depende de homologação entre as instituições, e será detalhado aos estudantes em encontros agendados individualmente. Os alunos que aderirem ao convênio deverão fazer a transferência espontaneamente, mantendo o aproveitamento de horas e do currículo. No entanto, não há uma imposição da adesão dos estudantes, que poderão optar por transferência para outras universidades, permanência no IPA em outro curso ou transferência para um curso em EAD da Educação Metodista.
Para os alunos da Licenciatura em Música, a opção de convênio com o Centro Universitário Claretiano prevê 10% de desconto e a transferência deve ser feita até quinta-feira (25). "Embora tenha sido uma decisão extremamente difícil para todos nós, desde que a necessária adequação do portfólio foi determinada, estamos empenhados em viabilizar que seus estudos possam seguir com a mesma excelência preconizada pela nossa instituição", informou o IPA aos acadêmicos.
De acordo com a assessoria da universidade, os cursos extintos eram deficitários e mantinham poucos alunos, cerca de 20% do total das 1,7 mil matrículas, o que não vinha compensando os gastos e investimentos da instituição, que acumula uma série de pendências e enfrenta problemas financeiros nos último três anos. Foram mantidos no campus, no bairro Rio Branco, 10 cursos de graduação, que concentram 80% de todos os alunos matriculados - os cursos da área da Saúde (Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Psicologia), de Turismo e Direito.
Entre os extintos estão os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Serviço social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Música, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Administração e Design de Interiores.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO