Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 09 de Novembro de 2020 às 09:45

Operação transfere nove líderes de organizações criminosas para penitenciárias federais fora do RS

Detentos foram retirados das penitenciárias de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Modulada Estadual de Charqueadas(PMEC)

Detentos foram retirados das penitenciárias de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Modulada Estadual de Charqueadas(PMEC)


Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Divulgação/JC
A integração entre as forças de segurança e poderes das esferas federal e estadual concretizou nesta segunda-feira (9) nova ofensiva para neutralizar a cadeia de comando do crime no Rio Grande do Sul. A operação Império da Lei II, transferiu nove detentos de altíssima periculosidade e com posição de liderança nas principais organizações criminais gaúchas para penitenciárias federais fora do Estado. A ação foi coordenada pelo o programa RS Seguro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen). 
A integração entre as forças de segurança e poderes das esferas federal e estadual concretizou nesta segunda-feira (9) nova ofensiva para neutralizar a cadeia de comando do crime no Rio Grande do Sul. A operação Império da Lei II, transferiu nove detentos de altíssima periculosidade e com posição de liderança nas principais organizações criminais gaúchas para penitenciárias federais fora do Estado. A ação foi coordenada pelo o programa RS Seguro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen). 
Com a participação de 490 agentes e o emprego de 70 viaturas e duas aeronaves, a ação dá continuidade à primeira etapa da Império da Lei, que em março enviou 18 líderes de grupos criminosos para estabelecimentos do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Entre os nove encaminhados agora, seis já eram alvo da fase anterior, mas haviam tido os pedidos de transferência negados.
A partir do trabalho das áreas de inteligência para qualificar os relatórios da Polícia Civil, o Ministério Público Estadual empenhou esforços para qualificar os recursos legais (agravos de execução), obtendo decisão favorável tanto do Poder Judiciário gaúcho como da Justiça Federal para os seis alvos. Entre eles, um já havia passado período em prisão fora do RS anteriormente e cinco serão transferidos pela primeira vez.
Completam a lista outros dois detentos que haviam voltado do SPF após ter o pedido de permanência indeferido. Eles irão retornar agora, também a partir de recursos do MP. Há, por fim, mais um criminoso, incluído nessa segunda etapa da Império da Lei e que também nunca havia sido removido do Estado.
Em respeito à Lei de Abuso de Autoridade, não será divulgada a identificação dos presos. Quatro deles integram organização criminosa originada no antigo Presídio Central, dois ocupavam posição de liderança em quadrilha baseada no Vale do Sinos, dois chefiavam ações de bando nascido no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, e outros dois não são faccionados, mas acumulam condenações por comandar delitos de extorsão mediante sequestro na Região Metropolitana.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/09/206x137/1_09071009_1903380_gdo-9184150.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fa937b8d2c60', 'cd_midia':9184150, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/09/09071009_1903380_gdo-9184150.jpg', 'ds_midia': 'Trabalho teve início à meia-noite de domingo (8), com a preparação para transferência de presos  ', 'ds_midia_credi': 'Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Trabalho teve início à meia-noite de domingo (8), com a preparação para transferência de presos  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Trabalho teve início à meia-noite de domingo (8), com a preparação para transferência de presos Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Divulgação / JC
O trabalho de transferência começou ainda na madrugada desta segunda (9) com a preparação para remoção dos presos que seriam transferidos. Os detentos foram retirados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) em comboio único de 45 veículos.
Às 4h, as viaturas da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) da Susepe, do 1º Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da BM, da PRF, da Polícia Civil, da PF e uma ambulância do CBMRS partiram das duas casas prisionais.
Em cerca de uma hora, percorreram os 56 quilômetros até o Batalhão de Aviação da BM (BAV-BM), ao lado do aeroporto Salgado Filho. Um helicóptero da BM com imageador térmico acompanhou o comboio em todo o trajeto.
No BAV-BM, o comboio ingressou em um estacionamento exclusivo com acesso ao hangar. Antes da viagem, os transferidos realizam testes RT-PCR para detecção da Covid-19 e o resultado de todos foi negativo.
Além dessas nove transferências, o Estado já obteve autorização do Poder Judiciário gaúcho e aguarda deferimento da Justiça Federal para outras três remoções. Novas solicitações poderão ocorrer para neutralizar a influência de detentos sobre grupos criminosos, conforme avaliação do monitoramento permanente realizado pelo RS Seguro. Com os alvos da Império da Lei II, chega a 45 a soma de detentos do Rio Grande do Sul isolados em penitenciárias federais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/09/206x137/1_09082453_1903402_gdo__1_-9184156.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fa938987ae0a', 'cd_midia':9184156, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/09/09082453_1903402_gdo__1_-9184156.jpg', 'ds_midia': 'Presos foram transportados em comboio com viaturas da Susepe, do 1º Bope da BM, da PRF, da Polícia Civil, da PF e uma ambulância do CBMRS', 'ds_midia_credi': 'Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Presos foram transportados em comboio com viaturas da Susepe, do 1º Bope da BM, da PRF, da Polícia Civil, da PF e uma ambulância do CBMRS', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
No comboio, viaturas da Susepe, do 1º Bope da BM, da PRF, da Polícia Civil, da PF e uma ambulância do CBMRS Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Divulgação / JC
A operação teve participação de 15 instituições estaduais e federais. Pelo RS, além da SSP e da Seapen, atuaram Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Ministério Público e Poder Judiciário. Pela União, além do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), somaram-se esforços da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO