Porto Alegre, sábado, 03 de outubro de 2020.
Dia do Petróleo Brasileiro. Dia Mundial do Dentista.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 03 de outubro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Educação

- Publicada em 11h41min, 03/10/2020. Atualizada em 12h29min, 03/10/2020.

Transporte em Porto Alegre tem nova ampliação de oferta e regramento para escolares

EPTC vai fiscalizar diariamente as vans nas escolas em que a volta às aulas está autorizada

EPTC vai fiscalizar diariamente as vans nas escolas em que a volta às aulas está autorizada


MARCO QUINTANA/JC
Após a confirmação da volta às aulas na próxima semana na Educação Infantil, no 3º ano do Ensino Médio, no Ensino Profissionalizante e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o transporte público em Porto Alegre terá nova ampliação da oferta para se adequar à projeção de aumento de demanda. Na ultima semana, mesmo com a volta de algumas atividades e a normalização do fluxo de veículos (98% de um dia típico), o número de passageiros teve redução de 60% em relação ao que era transportado normalmente em um dia útil.
Após a confirmação da volta às aulas na próxima semana na Educação Infantil, no 3º ano do Ensino Médio, no Ensino Profissionalizante e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o transporte público em Porto Alegre terá nova ampliação da oferta para se adequar à projeção de aumento de demanda. Na ultima semana, mesmo com a volta de algumas atividades e a normalização do fluxo de veículos (98% de um dia típico), o número de passageiros teve redução de 60% em relação ao que era transportado normalmente em um dia útil.
A administração municipal também determinou um protocolo de segurança para o transporte escolar (veja as regras abaixo). O cumprimento das medidas será fiscalizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
É com base nos dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed) que a EPTC vai organizar o transporte para o deslocamento dos usuários até as escolas. Desde a segunda quinzena de março, é feita análise diária da demanda de passageiros. As últimas ampliações de oferta já levaram em consideração o aumento necessário projetado. Para consultar as novas tabelas horárias a partir da semana que vem, acesse o site da EPTC.

Confira as mudanças na tabela horária dos ônibus:

A partir de sábado (3):
Linha C2 - Passa a circular com ajuste na tabela horária e intervalo médio de 40 minutos entre viagens. A primeira viagem será às 7h e a última, às 20h07.
A partir de domingo (4):
Linha C2 Circular Praça XV – Terá intervalo médio entre viagens de 40 minutos. A primeira viagem será às 7h e última, às 20h07.
Lotação 10.6 Restinga/10.61 - Restinga Nova/10.62 - Restinga Velha – As linhas 10.61 e 10.62 passam a circular domingo e a 10.6 terá adequações na tabela horária. Restinga Nova terá 32 viagens: 14 bairro ao Centro e 18 Centro ao bairro. Restinga Velha terá 22 viagens: 10 bairro ao Centro e 12 Centro ao bairro.
A partir de segunda-feira (5):
4951 Manoel Elias/Morro Santana – Terá ampliação de uma viagem na faixa das 7h, o que resultará em redução do intervalo médio entre viagens de 12 para 10 minutos (16%) nessa faixa horária.
433 Vila Jardim – Intervalos de viagem no pico da manhã, entre 6h e 8h, passam a ser em média a cada 23 minutos.
T4 – Ampliação de uma viagem no sentido Sul-Norte na faixa das 6h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 14 para 11 minutos (21%) nesse horário.
T6 – Ampliação de uma viagem no sentido Norte-Sul na faixa das 7h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 8 para 7 minutos (12%).
T11 - Ampliação de quatro viagens, duas por sentido, no pico da manhã (das 6h às 8h), o que diminuirá o intervalo médio entre viagens de 13 para 10 minutos (23%).
VM10 – Restinga Nova Via Velha/5 UNID/Noturna – Duas novas viagens ao dia, às 18h40 no sentido bairro ao Centro, e 19h55 no sentido Centro ao bairro.
186 Liberal – Altera a viagem das 6h33 no sentido Centro ao bairro para 6h40.
267.5 Lami até Cavalhada – A viagem das 11h40, no sentido bairro-terminal passa para 11h10.
Lotação 40.42 Petrópolis Irmãos Maristas – Muda o itinerário na região central. A linha passará a acessar a Praça XV de Novembro, rua Marechal Floriano Peixoto, Rua dos Andradas e avenida Independência, retomando o itinerário atual a partir da rua Sarmento Leite. Será mais uma opção a quem quiser se deslocar do Centro até a Santa Casa - trecho da praça Dom Feliciano até a rua Sarmento Leite, com destino ao eixo da avenida Protásio Alves e bairros Alto Petrópolis e Jardim Leopoldina. Os passageiros com embarque na avenida Júlio de Castilhos e na rodoviária seguirão sendo atendidos pelas linhas 40.4 Petrópolis Sesc e 40.41 Petrópolis Fapa.
Lotação 30.23 – Partenon/Bonsucesso – Linha criada para ser mais uma opção de deslocamento até a Lomba do Pinheiro, com atendimento à comunidade de Bonsucesso pelo sistema de lotação.
Veja como será o funcionamento do transporte escolar na Capital
Para segurança dos alunos, foram determinadas regras para o transporte escolar. A fiscalização do cumprimento das medidas é atribuição da EPTC, que vai realizar blitze diárias nas escolas em que a volta às aulas está autorizada. Confira as regras:
  • Obrigatório o uso de máscaras desde o embarque e durante todo o período de deslocamento.
  • Limite máximo de 50% da capacidade do veículo, isolamento de assentos excedentes e proibição de troca de lugares durante o trajeto.
  • Orientação aos passageiros, para evitar aglomerações no embarque e desembarque, e adoção de medidas para garantir o distanciamento mínimo de 1 metro.
  • Disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do veículo.
  • Colocação de cartazes sobre a necessidade de lavar as mãos com frequência, usar máscara e manter distanciamento social.
  • Higienizar com álcool líquido 70%, a cada turno, as superfícies dos veículos e os pontos de contato das mãos (bancos, pega-mãos e apoios em geral).
  • Manter a ventilação natural dentro do veículo.
  • Fica proibida a manipulação e o consumo de alimentos no interior do veículo. Será permitido apenas o consumo de água, com a recolocação da máscara imediatamente após.
  • Manter listagem atualizada com nomes, endereços e telefones de contatos de passageiros.
Comentários CORRIGIR TEXTO