Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 28 de Fevereiro de 2020 às 18:48

Justiça do RJ obriga casal de franceses com suspeita de coronavírus a ficar internado

Até agora, o estado do Rio de Janeiro tem 9 dos 132 casos suspeitos de coronavírus no país

Até agora, o estado do Rio de Janeiro tem 9 dos 132 casos suspeitos de coronavírus no país


ARTE/FOTO GOVERNO CHINÊS/DIVULGAÇÃO/JC
A Justiça do Rio de Janeiro concedeu nesta sexta-feira (28) à cidade de Paraty (a 250 km da capital fluminense) o direito de manter em internação hospitalar um casal de franceses suspeito de ter contraído o coronavírus.
A Justiça do Rio de Janeiro concedeu nesta sexta-feira (28) à cidade de Paraty (a 250 km da capital fluminense) o direito de manter em internação hospitalar um casal de franceses suspeito de ter contraído o coronavírus.
Segundo a decisão da juíza Maria Izabel Pena Pieranti, no plantão noturno da Comarca da Capital, os turistas Sylvie Martin e Jacky Daniel Guy Rivalin insistiam "em deixar a unidade hospitalar a qualquer custo, descurando a própria segurança e da saúde pública".
Ambos viajaram para a cidade do Rio no último dia 20, vindos de Barcelona, na Espanha. Chegaram em Paraty na última quarta (26) com sintomas compatíveis à doença e foram foram internados na quinta (27) no Hospital Municipal Hugo Miranda.
Entre os sinais que eles apresentam estão infecção aguda das vias aéreas, febre, odinofagia (dor ao engolir), mialgia (dor muscular) e tosse, por isso o casal foi isolado e submetido a exames laboratoriais.
Na tarde desta sexta, a Prefeitura de Paraty afirmou que os exames realizados pelo casal descartaram a infecção pelo coronavírus e que eles serão liberados para retornar à pousada onde se hospedaram.
A decisão judicial cita ainda que, "ante a seriedade, a urgência e a vulnerabilidade da questão, o município de Paraty vem se valendo do atributo da autoexecutoriedade dos atos administrativos para manter os pacientes em tratamento, [...] tendo sido forçado a lançar mão da Guarda Municipal para manter os demandados internados e isolados".
A assessoria de imprensa da cidade, porém, afirmou à reportagem que não foi necessário acionar a Guarda Municipal porque o casal aceitou ficar em observação na unidade até o resultado dos exames.
A cidade divulgou uma nota ressaltando que "se tratam de dois casos suspeitos e que os dois pacientes estão em áreas isoladas, não havendo motivo para alarme por parte da população". Acrescentou ainda que a orientação para permenacer em observação é do governo federal.
"Por determinação do Ministério da Saúde, turistas estrangeiros que buscam atendimento na rede municipal com sintomas de doenças respiratórias e provenientes dos 16 países com circulação ativa do vírus passaram a ser orientados a permanecer em observação até resultados conclusivos de exames", diz o comunicado.
Até agora, o estado do Rio de Janeiro tem 9 dos 132 casos suspeitos de coronavírus no país, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
"É importante ressaltar que o estado do Rio permanece no nível zero do seu plano de contingência, sem casos confirmados. No momento, há nove casos sob investigação. Os demais níveis do plano (um, dois e três) serão implementados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos da doença", afirma a pasta.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO