Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 22 de Fevereiro de 2020 às 11:26

Hospital de Clínicas retoma partos e cirurgias suspensos após foco de incêndio

Fogo atingiu equipamento no Centro de Material Esterilizado do Hospital de Clínicas

Fogo atingiu equipamento no Centro de Material Esterilizado do Hospital de Clínicas


LUIZA PRADO/JC
Atualizada às 15h de 23/02/2020
Atualizada às 15h de 23/02/2020
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comunicou na manhã deste sábado (22) que um princípio de incêndio foi registrado na noite essa sexta-feira (21). Com o incidente, o hospital teve de suspender cirurgias e partos, que foram retomados em pacientes internados no começo da noite deste sábado.
Os bombeiros foram ao local para verificar a ocorrência e chegaram a bloquear as atividades na área afetada para verificar os estragos e riscos.
Segundo a nota, "o equipamento atingido pelo fogo fica no Centro de Material Esterilizado, área responsável pelo preparo dos materiais usados em todos os procedimentos cirúrgicos do hospital".
O centro fica no 13º andar do hospital. O fogo foi em uma máquina lavadora de equipamentos usados em cirurgias. O acesso ao centro foi liberado pelos bombeiros no fim da tarde. Com isso, as equipes puderam retomar as tarefas de esterilização. Apenas a máquina que teve o sinistro continua interditada.
Em nota no começo da noite, o HCPA informou que a esterilização de materiais possibilitou a retomada de cirurgias de emergência em pacientes da internação, emergência, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e Centro Obstétrico.
Em reunião na manhã este domingo (23), a direção da instituição e Secretaria da Saúde da Capital decidiram que novos casos não seriam ainda atendidos na emergência obstétrica e que apenas casos de emergência para cirurgia e transplantes encaminhados pelo setor de regulação da área da saúde municipal seriam atendidos, além do fluxo de pacientes internados.  
A suspensão temporária de procedimentos, segundo o HCPA, serviu para evitar que novos doentes chegassem ao hospital e para priorizar os internados. Em fins de semana, a maior demanda é de situações de emergência, esclareceu a assessoria do HCPA.   
Não foram dados detalhes de danos e o que teria causado o sinistro. A apuração das causas deve ser feita a partir de segunda-feira (24), pela área de engenharia do hospital, segundo a assessoria. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO