Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 16 de Janeiro de 2020 às 20:45

Depois de 4 anos, Porto Alegre sente os efeitos de nova supercélula

Até o fim da tarde, CEEE contabilizava 62 mil clientes sem luz na Capital, boa parte a mais de 24h

Até o fim da tarde, CEEE contabilizava 62 mil clientes sem luz na Capital, boa parte a mais de 24h


MARCO QUINTANA/JC
Gabriela Porto Alegre
Árvores e postes no chão e falta de água e luz marcaram o cenário de Porto Alegre nesta quinta-feira. Os estragos são resultado do forte temporal que atingiu a Capital no fim da tarde de quarta-feira, momento em que foram registrados ventos de até 100 km/h, segundo a MetSul Meteorologia.
Árvores e postes no chão e falta de água e luz marcaram o cenário de Porto Alegre nesta quinta-feira. Os estragos são resultado do forte temporal que atingiu a Capital no fim da tarde de quarta-feira, momento em que foram registrados ventos de até 100 km/h, segundo a MetSul Meteorologia.
O fenômeno, oriundo de uma supercélula formada a partir do calor intenso, se configura como uma violenta corrente de vento que desce da nuvem de tempestade em direção ao solo. Ao atingir a superfície, se expande de forma radial a partir do contato com o terreno, produzindo vento intenso, equiparado ao de um tornado, mas conhecido como downburst (explosão atmosférica).
De acordo com a meteorologista Estael Sias, o fenômeno é o mesmo que atingiu a Capital em 29 janeiro de 2016, apresentando pequenas variações quanto à proporção. "Desta vez, ele aconteceu em uma região mais restrita, entre o Centro e a Zona Sul, e teve uma duração de cerca de dez minutos, com rajadas de vento variando entre 100 e 120 km/h. Em 2016, ele aconteceu de forma mais ampla e duradoura, durante 45 minutos, e causando muito mais estragos", afirmou.
A Zona Sul da Capital foi a região mais atingida, com registro de queda de árvores, semáforos desligados e mais de 20 casas destelhadas. No bairro Vila Nova, o parque Gabriel Knijnik chegou a ser fechado, devido aos riscos de queda de árvores e galhos. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o fechamento foi uma medida de segurança aos frequentadores, já que o parque foi um dos locais mais atingidos pelo temporal. A expectativa da secretaria, no entanto, é de que o espaço seja reaberto nesta sexta-feira.
Conforme o levantamento realizado pela prefeitura, o vendaval resultou na queda de 23 árvores sobre residências, além de várias obstruções de vias. Até o final da tarde de quinta-feira, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) contabilizava 75 mil clientes sem energia na Região Metropolitana e 62 mil em Porto Alegre, a maioria delas sem energia a mais de 24 h.
Além dos estragos, a falta de luz causou transtornos no trânsito da Capital. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 58 bloqueios devido a quedas de vegetais e 13 ocasionados por poste ou fiação elétrica caída em vias. Outras 22 quedas de árvores e 12 postes, além de outdoor, resultaram em bloqueios parciais com obstrução de uma faixa de trânsito. Até as 18h30min desta quinta-feira, 52 conjuntos semafóricos haviam sido restabelecidos, enquanto 10 não estavam funcionando. Ao todo, foram 59 bloqueios nas vias.
A interrupção da energia também causou o desabastecimento de água em mais de 30 bairros, conforme o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O motivo foi que a falta de luz levou a paradas nas estações de tratamento e bombeamento de água. O Dmae não informou uma previsão de reabastecimento.
Os serviços de telefonia também foram afetados. A Claro informou que suas equipes técnicas foram mobilizadas para promover a normalização dos serviços no menor tempo possível. "O sinal já foi restabelecido na maior parte da cidade, porém, em alguns pontos da Capital, a operadora aguarda a estabilidade da energia elétrica, para que então todo o serviço volte à normalidade", afirmou em nota.
De acordo com a Vivo, alguns clientes da operadora em Porto Alegre podem ter encontrado dificuldades em utilizar os serviços de telefonia móvel (voz e dados) desde a noite de quarta-feira devido a quedas de energia. A empresa informou, no entanto, que as equipes estão atuando e o serviço será restabelecido gradualmente.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO