Porto Alegre, ter�a-feira, 28 de julho de 2020.
Dia do Agricultor .

Jornal do Com�rcio

Porto Alegre,
ter�a-feira, 28 de julho de 2020.
Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Varejo e servi�os

Not�cia da edi��o impressa de 02/07/2019. Alterada em 09/09 �s 09h53min

Novos pr�dios do Hospital de Cl�nicas de Porto Alegre s�o conclu�dos

Institui��o passar� por vistoria antes da�obten��o de�PPCI e Habite-se

Institui��o passar� por vistoria antes da�obten��o de�PPCI e Habite-se


HCPA/DIVULGA��O/JC
A construção dos dois novos prédios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi declarada oficialmente concluída nesta segunda-feira. Nos próximos três meses, a fase será de vistoria do espaço pela direção da instituição e pela construtora responsável - só depois será possível iniciar processos para obtenção de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e Habite-se (certidão de liberação para habitação de um imóvel), e a equipagem das alas. A obra teve investimento de R$ 480 milhões durante os cinco anos de sua execução, iniciada em 2014.
A expectativa é transferir a emergência e a recepção do ambulatório para os novos blocos ainda neste ano. A ocupação dos outros espaços deve ocorrer gradualmente a partir de 2020, conforme disponibilidade de recursos. Uma das áreas prioritárias para transferência no ano que vem é o bloco cirúrgico, que depende, para operar, da instalação do Centro de Material Esterilizado, cujos equipamentos já estão em processo de licitação.
Apesar da finalização dos prédios, não haverá, até segunda ordem, aumento no número de leitos, consultórios ou atendimentos, pois o contrato com a prefeitura segue com a mesma previsão de repasses ao hospital. Também não está prevista, ainda, abertura de concursos para novos profissionais.
Com os novos prédios, a emergência terá uma área física três vezes maior do que a atual, passando de 1,7 mil metros quadrados para 5,1 mil metros quadrados. A nova recepção do ambulatório foi pensada para abrigar pacientes e seus acompanhantes, que muitas vezes vêm do Interior e passam por uma longa espera até a hora da consulta.
Durante os três próximos meses, serão avaliados a adequação das instalações, os acabamentos, a eletricidade, a climatização, os elevadores, o correio pneumático e outros detalhes, além das condições de segurança para pacientes e profissionais. Depois disso, caso esteja tudo de acordo com o previsto em contrato, o Clínicas buscará aprovação do PPCI, que já está protocolado junto ao Corpo de Bombeiros e, após esse aval, a solicitação do Habite-se à prefeitura.
Em paralelo, a direção trabalha na aquisição de móveis, bem como na realização de obras para a ligação física e o estabelecimento de fluxos de medicamentos, alimentos, roupas hospitalares e outros itens entre os prédios novos e os antigos. O hospital não informou se há recursos para mobiliar os novos prédios.
Coment�rios CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2019