Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de março de 2019.
Início do Outono.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Clima

Edição impressa de 20/03/2019. Alterada em 20/03 às 10h04min

Previsão indica outono com chuva acima da média no Sul do País

Para Porto Alegre, os modelos não indicam queda acentuada nas temperaturas

Para Porto Alegre, os modelos não indicam queda acentuada nas temperaturas


MATEUS BRUXEL/ARQUIVO/JC
O verão se despede às 18h58min de hoje, e a estação que se inicia, o outono, deve ser marcada por um volume maior de chuva na Região Sul do País. Conforme análise do Climatempo, o grande diferencial do outono 2019 será a influência do fenômeno El Niño (aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico), que, mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura. A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, o prognóstico para os próximos três meses no Sul brasileiro indica que as chuvas ficarão acima da média. "Um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no Sudeste do Brasil favorece as condições de instabilidade atmosférica e, consequente, precipitação nesta área", diz o instituto. Além disso, o aquecimento do Oceano Pacífico pode resultar em temperaturas acima da média no outono. Mas essa previsão não elimina a possibilidade de ocorrência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.
O verão se despede com chuva no Rio Grande do Sul. A quarta-feira dá início a uma sequência de dias com queda da temperatura. Para hoje, a previsão é de mínima de 12 graus, com máxima de 26. Amanhã, a mínima prevista é de 7 graus e, na sexta-feira, de 6 graus, com as máximas se mantendo na casa dos 25 graus. Na quinta-feira, a chuva cessa, mas retorna na sexta.
Para a Capital, os modelos não indicam queda acentuada nas temperaturas - as mínimas para hoje, quinta e sexta-feira são de 25 graus, com as máximas ficando entre 32 e 33 graus. Não deve chover hoje, mas a precipitação volta amanhã.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia