Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 29 de Janeiro de 2019 às 01:00

Vale diz que barragens como as de Mariana e Brumadinho serão extintas

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse ontem que a empresa se compromete a acabar com barragens como as de Mariana e Brumadinho (MG). O modelo a montante é mais barato e se rompeu nas duas tragédias.
O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse ontem que a empresa se compromete a acabar com barragens como as de Mariana e Brumadinho (MG). O modelo a montante é mais barato e se rompeu nas duas tragédias.
A mineradora tem ainda 10 barragens a montante, todas em Minas Gerais. Elas já estão inativas, porém têm operações da Vale em seu entorno. Por isso, segundo a empresa, será necessário parar imediatamente as atividades próximas às minas que ainda têm barragens desse tipo.
O processo de desativação demorará de um a três anos. Segundo Schvartsman, o descomissionamento das barragens demandará investimento de R$ 5 bilhões. "Os projetos estão prontos e serão enviados aos órgãos responsáveis nos próximos 45 dias. Após a concessão das licenças ambientes,iniciaremos imediatamente o processo para que todas sejam descomissionadas", afirmou o presidente da Vale.
A barragem a montante é erguida por meio de degraus, que ficam sobre os rejeitos de minério. Além dela, existem outros dois tipos de construção: a jusante e por linha de centro. A primeira cresce na direção da corrente dos resíduos, formando uma espécie de pirâmide que segura a lama. Os alteamentos não são erguidos sobre resíduos, mas a partir do dique de partida. O método pode ser até três vezes mais caro do que aquele a montante e ocupa mais espaço.
Já a barragem por linha de centro é uma espécie de combinação dos dois tipos. Os degraus são erguidos uns por cima dos outros, seguindo uma linha de centro vertical. Alguns ficam acima dos resíduos, outros sobre o dique de partida.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO