Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 26 de Novembro de 2018 às 01:00

Rio Grande do Sul já tem todas as vagas do Mais Médicos preenchidas

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou no sábado que todas as vagas do programa Mais Médicos destinadas aos municípios do Rio Grande do Sul já estão preenchidas. Após o retorno para Cuba, havia 630 vagas a serem ocupadas no Estado.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou no sábado que todas as vagas do programa Mais Médicos destinadas aos municípios do Rio Grande do Sul já estão preenchidas. Após o retorno para Cuba, havia 630 vagas a serem ocupadas no Estado.

As vagas eram destinadas a brasileiros depois da saída dos médicos cubanos da cooperação entre o governo federal brasileiro, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o governo federal de Cuba. Diante de críticas aos profissionais do país por parte do presidente eleito, Jair Bolsonaro, o governo cubano optou por abandonar o programa e levar seus médicos de volta para casa.

Como os profissionais do país caribenho ocupavam em torno de metade das posições previstas no Mais Médicos, o Ministério da Saúde lançou um novo edital de chamamento para preencher as vagas. De acordo com balanço da pasta divulgado ontem, 96,6% das vagas disponibilizadas no programa já foram preenchidas. São 29.780 inscritos com registro profissional no Brasil. Desse total, 20.767 foram efetivados e 8.230 profissionais já estão disponíveis para atuação imediata.

No sábado, Bolsonaro fez novas críticas à presença de cubanos no Mais Médicos - em coletiva de imprensa na brigada da Infantaria de Paraquedista, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, afirmou que o programa "destruiu famílias". "Há muitos cubanos que têm famílias lá em Cuba e já constituíram famílias aqui. Esse projeto destruiu famílias. Também tem muita mulher cubana que está aqui há um ano sem ver o seu filho. Isso é mais do que tortura, é um ato criminoso praticado pelo governo de Cuba e pelo desgoverno do PT."

Bolsonaro defendeu que o Brasil não pode deixar pessoas vivendo em regime "de semi escravidão", referindo-se ao programa. "Qualquer um de fora que trabalhe aqui tem que ser submetido às mesmas leis que vocês (brasileiros). Não podem confiscar salários, afastar famílias", declarou.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO