Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 24 de Outubro de 2018 às 22:51

Nova Área Azul entra em funcionamento no dia 31

Centro já tem 42 parquímetros instalados e 700 vagas demarcadas

Centro já tem 42 parquímetros instalados e 700 vagas demarcadas


/LUCIANO LANES/ PMPA/JC
Suzy Scarton
O início da operação da nova Área Azul de Porto Alegre foi adiado. Previsto para ter início ontem, o sistema entrará em funcionamento na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro, na Região Central.

O início da operação da nova Área Azul de Porto Alegre foi adiado. Previsto para ter início ontem, o sistema entrará em funcionamento na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro, na Região Central.

Os 42 equipamentos foram instalados e as 700 vagas já foram sinalizas. Com a atualização do sistema, o pagamento poderá ser feito com cartão de crédito e de débito, via aplicativos e em pontos de venda. Os parquímetros estão espalhados em pontos das ruas Siqueira Campos, Caldas Júnior, Sete de Setembro, Andradas, General João Manoel, Marechal Floriano Peixoto, Alberto Bins, Pinto Bandeira e Coronel Vicente, e das avenidas Mauá, Borges de Medeiros e Cristóvão Colombo.

O contrato com a empresa Zona Azul Brasil foi assinado no dia 22 de agosto e prevê a instalação de 220 parquímetros. Antes disso, Porto Alegre havia ficado oito anos sem uma empresa responsável pela gestão do serviço. No total, serão disponibilizadas 4,2 mil vagas. A concessão foi autorizada por dez anos, com valor de outorga de 37,32% da receita bruta. A empresa recebeu o prazo de 60 dias para dar a ordem de início às instalações e, a partir daí, 180 dias para concluir a instalação dos equipamentos e colocá-los em operação.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a instalação dos outros 178 equipamentos será feita de modo gradativo dentro do prazo de seis meses. A expectativa é que a transição esteja completa até o final de março.

No modelo antigo, o comprovante de pagamento devia ser colocado no painel do veículo em local visível. Agora, não será mais necessário, uma vez que a fiscalização será feita por meio da placa de carro. A novidade exigiu um preparo para adaptar os fiscais à nova ferramenta eletrônica. Agora, o valor pelos 30 minutos de estacionamento custa R$ 1,05. O novo preço já está valendo em todos os parquímetros, mesmo os antigos.

Todas as compras podem ser feitas pelo aplicativo Digipare - Área Azul Digital. Pelo aplicativo, o motorista cadastra dados pessoais e do veículo, seleciona o período em que ficará estacionado, de acordo com a sinalização local, e consulta os créditos já comprados. Caso não queira usar o celular na aquisição dos créditos, o motorista pode efetuar a compra diretamente no totem ou em postos de venda credenciados.

Suzy Scarton
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO