Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Educação

- Publicada em 01 de Outubro de 2018 às 23:31

Unisinos adotará novo modelo acadêmico em 2019

Inicialmente, 21 cursos serão impactados pelas atualizações

Inicialmente, 21 cursos serão impactados pelas atualizações


RODRIGO W. BLUM/DIVULGAÇÃO/JC
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está lançando um novo modelo acadêmico para o próximo ano letivo. Com a Graduação Pro, a instituição busca permitir que os alunos construam sua trajetória conforme suas competências e vontades.
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está lançando um novo modelo acadêmico para o próximo ano letivo. Com a Graduação Pro, a instituição busca permitir que os alunos construam sua trajetória conforme suas competências e vontades.
Foi a partir de uma imersão realizada com cerca de 200 participantes - entre estudantes, professores e profissionais - que se chegou ao novo formato de graduação. A iniciativa segue uma proposta já iniciada com a plataforma Unisinos Lab, de que o aluno monte seu currículo de acordo com as expectativas para sua carreira profissional. "O que acontecia é que temos jovens do século XXI, com aulas ministradas por professores do século XX e estruturas do século XIX, ou seja, era necessário modernizar esse processo acadêmico", explica o pró-reitor acadêmico e de relações internacionais da universidade, Alsones Balestrin.
O modelo é pautado na flexibilidade, colocando o aluno no centro de sua formação pessoal. Um exemplo disso está nas chamadas competências transversais logo no começo da graduação. São disciplinas comuns a todas as áreas de atuação, que devem permitir ao aluno um maior aproveitamento das atividades acadêmicas em caso de mudança de curso.
Durante toda a graduação, o aluno pode contar com a mentoria de professores que serão responsáveis por acompanhá-lo em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. "São mentores especializados nas áreas que o aluno deseja seguir, serão referências para orientá-los em todos os processos da universidade", indica Balestrin.
Já no final do curso, o aluno poderá fazer decisões referentes ao caminho que deseja seguir profissionalmente. Para isso, é possível optar entre cinco trilhas: a internacionalização, para se ter uma vivência acadêmica fora do País durante um ano com universidades parceiras da Unisinos; o mestrado, para o aprofundamento em pesquisas ainda na graduação; o empreendedorismo, para aqueles alunos que desejam ter seu próprio negócio, com a possibilidade de desenvolver e encubar projetos na universidade; a inovação social, para propostas de iniciativa voltadas para a sociedade, como ONGs, que também podem ser desenvolvidas no espaço da graduação; e a trilha específica do curso, que busca uma interlocução entre todas as outras trilhas.
A intenção, segundo o pró-reitor, é possibilitar um alto nível de protagonismo do aluno, que vai poder decidir entre essas cinco trilhas para encaminhar mais especificamente a área em que deseja trabalhar. "O Ministério da Educação tem limitações com relação ao currículo, mas conseguimos achar brechas para propor essas novas possibilidades."
Os bacharelados também devem oferecer certificações progressivas, ligadas a conhecimentos específicos. Com isso, o graduando tem mais facilidades de entrada no mercado de trabalho, podendo aprimorar competências no ambiente profissional.
As mudanças já estarão valendo a partir do vestibular de novembro para os ingressantes do primeiro semestre de 2019 nos 21 cursos listados. Os cursos foram definidos a partir do número de alunos e da busca no vestibular. Mesmo assim, Balestrin avalia que em cerca de um ano a novidade deve chegar para os demais cursos da Unisinos.
 

Cursos beneficiados

Campi São Leopoldo e Porto Alegre
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Fisioterapia
Jornalismo
Nutrição
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Campus São Leopoldo
Biomedicina
Ciências Biológicas
Ciências Econômicas
Comércio Exterior
Direito
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia