Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 01 de Agosto de 2018 às 22:40

Santa Ana abre 28 leitos para dependentes químicos

Com as novas vagas, Porto Alegre terá 600 internações a mais por mês

Com as novas vagas, Porto Alegre terá 600 internações a mais por mês


/JOEL VARGAS/PMPA/JC
Porto Alegre ganhou 28 novos leitos específicos para meninos adolescentes com problema de dependência química. As vagas ficam no Hospital Santa Ana, no bairro Teresópolis, inaugurado ontem. O espaço não funcionará com portas abertas - receberá pacientes encaminhados de emergências de saúde mental e de Centros de Atendimento Psicossociais (Caps) da Capital. Hoje, já chegarão os três primeiros.
Porto Alegre ganhou 28 novos leitos específicos para meninos adolescentes com problema de dependência química. As vagas ficam no Hospital Santa Ana, no bairro Teresópolis, inaugurado ontem. O espaço não funcionará com portas abertas - receberá pacientes encaminhados de emergências de saúde mental e de Centros de Atendimento Psicossociais (Caps) da Capital. Hoje, já chegarão os três primeiros.
Quando ingressam, os adolescentes vão para uma sala de observação. Depois, são encaminhados para os quartos, cada um com três ou quatro camas. Os aposentos não têm porta nem tomada e são 100% vigiados. Para não ter grades, que poderiam trazer mal-estar aos pacientes, a escolha foi por vidros blindados, inquebráveis, a fim de manter a segurança contra intenções suicidas.
Cada quarto tem um banheiro, dotado de porta com abertura na sua parte inferior. O chuveiro é instalado diretamente no teto e, se puxado, cai. A torneira do chuveiro é manejada fora do quarto, para que monitores e enfermeiros controlem a temperatura. O local também conta com refeitório.
Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a expectativa é, até o final do ano, recuperar o número de leitos fechados nos últimos anos. Mensalmente, a ampliação estimada é de 600 internações a mais na cidade. "Se conseguirmos uma boa relação com os outros hospitais que nos auxiliam, conseguiremos administrar onde é mais adequado que o paciente fique em cada momento, mantendo-o em um local com melhor estrutura em um primeiro momento e trazendo-o depois para cá, para receber um tratamento mais prolongado", explica.
Os leitos são de longa permanência, não havendo prazo estabelecido para que o paciente saia do hospital, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha com o ideal de internações de 14 a 21 dias, tempo estimado para que a pessoa saia da crise de abstinência ou da ideação suicida. Depois, o indivíduo é encaminhado para atendimento ambulatorial em Caps Álcool e Drogas (Caps-AD).
"Estamos ampliando o número de Caps, que não tinham incremento desde 2012. Temos quatro propostas na SMS para abrir serviços justamente em Álcool e Drogas", ressalta o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim. Os serviços serão implementados ao longo de 2018 e 2019. O secretário acredita que o aumento da oferta de atendimento em Caps-AD reduzirá a quantidade de casos de reinternação (quando o paciente tem recaídas), que hoje é de 40%.
Além dos 28 leitos abertos ontem, Porto Alegre possui 363 outras vagas em saúde mental, sendo 132 voltadas para dependentes químicos. Oferecem leitos desse tipo os hospitais Nossa Senhora da Conceição, Vila Nova, Presidente Vargas e São Pedro, a Unidade São Rafael do Hospital Espírita e a Unidade Álvaro Alvim do Clínicas. As clínicas São José e Gramado também prestam serviço ao município.

Demais leitos estarão disponíveis até o final de outubro

Este é o primeiro setor a ser aberto no Hospital Santa Ana, no prédio auxiliar. O principal, previsto para abrir no dia 15 de setembro, terá dez leitos de UTI, 14 de cuidados intermediários e 36 de retaguarda clínica. No dia 1 de outubro, devem ser abertos 20 leitos para cuidados prolongados e, em 15 de outubro, mais 36 leitos de cuidados prolongados, juntamente a outros 33 de retaguarda clínica. No dia 29 de outubro, por fim, 28 leitos serão qualificados na Unidade São Rafael, totalizando 205 vagas.
A reforma e a administração ficarão por conta da filantrópica Associação Educadora São Carlos (Aesc). A entidade está investindo R$ 40 milhões nas reformas dos prédios já existentes e na construção do novo, ambos localizados dentro do terreno do Hospital Espírita de Porto Alegre.
A carta de intenções da obra foi assinada em agosto de 2017, quando a prefeitura calculou que esses primeiros 28 leitos seriam abertos entre novembro e dezembro daquele ano. Devido à necessidade de reformas mais profundas no local, onde funcionava um antigo anexo administrativo, a previsão de abertura passou para abril, prazo que também não foi cumprido.