Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 01 de Julho de 2018 às 21:36

Multidão lota a orla para conferir novidades

Primeiro domingo após a liberação de trecho atraiu milhares de porto-alegrenses

Primeiro domingo após a liberação de trecho atraiu milhares de porto-alegrenses


LUIZA PRADO/JC
Isabella Sander
Milhares de pessoas estiveram na orla do Guaíba ontem para conferir as novidades do trecho revitalizado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, em seu primeiro fim de semana totalmente aberto ao público após quase três anos. O clima colaborou, e o domingo de sol e temperatura amena foi convidativo para os porto-alegrenses darem boas-vindas ao novo espaço.
Milhares de pessoas estiveram na orla do Guaíba ontem para conferir as novidades do trecho revitalizado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, em seu primeiro fim de semana totalmente aberto ao público após quase três anos. O clima colaborou, e o domingo de sol e temperatura amena foi convidativo para os porto-alegrenses darem boas-vindas ao novo espaço.
A maior concentração de gente se deu nos novos deques de madeira e em cima do monumento Olhos Atentos, do artista José Resende, uma espécie de mirante que foi desinterditado após ter seu piso trocado. A população se amontoava no local para tirar selfies e olhar a vista, sem se preocupar com a placa que estabelecia limite de 30 pessoas por vez em cima do mirante. Não havia fiscais para organizar e delimitar a subida na estrutura. A atração podia ser conferida também a partir do lago - barcos e jet-skis estacionavam em frente à orla, e seus tripulantes observavam o cenário renovado de camarote.
O bancário Gildo Marinheiro, de 34 anos, mora na Zona Sul e foi de bicicleta até o entorno da Usina do Gasômetro para ver como a orla ficou. "Foi uma obra muito bem-feita, acima do que eu esperava em termos de qualidade, acabamento e infraestrutura", avaliou.
>>> Veja as imagens do domingo de orla lotada em Porto Alegre
O destaque fica por conta da iluminação, que permitirá que Marinheiro, junto com um grupo de ciclistas que pedala pela cidade duas vezes por semana, ultrapasse a altura da Rótula das Cuias, onde normalmente eles davam meia volta, a fim de evitar a escuridão em que se encontrava o trecho da rótula ao Gasômetro.
A técnica de enfermagem Noemi Amaral, de 56 anos, observava as novas atrações sentada na arquibancada recém-feita, virada para o Guaíba, enquanto cuidava da neta, que estava andando de roller. Moradora da Rua dos Andradas, não escondia a satisfação após anos de espera pela abertura da orla. "Já viemos no sábado à noite, umas 20h30min, e achamos muito iluminado. Andamos por tudo, e está tudo lindo. Demorou para abrir, mas valeu a pena. Porto Alegre merece esse espaço."
Na opinião de Noemi, a multidão espalhada pela orla prova que os porto-alegrenses ficaram satisfeito com a reforma. "Gostei muito da instalação dos deques, que oferecem mais espaço para olhar para o rio e assistir ao pôr do sol", destacou ela, que espera que a limpeza assim como a presença da Guarda Municipal sejam mantidas no futuro. "É importante manter, porque é um patrimônio nosso. Infelizmente, há pessoas que cometem vandalismos, então a Guarda Municipal precisa ficar aqui", afirmou. A promessa da prefeitura vai ao encontro do desejo de Noemi: a previsão é de que os guardas municipais tenham presença fixa na orla 24 horas por dia.
Também estava sentado na arquibancada nova o dentista Everton Gomes, de 31 anos, enquanto ouvia música em seus fones de ouvido e olhava para o Guaíba. "Ficou tudo lindo. Porto Alegre precisava de um espaço como esse, para que as pessoas saíssem do WhatsApp", brincou. Na visão de Gomes, faltava na Capital um lugar estratégico como a orla, que conectasse o Centro à Zona Sul. O cuidado com a acessibilidade para cadeirantes também foi elogiado pelo porto-alegrense.
Mesmo antes de ter seus novos espaços abertos, o dentista frequentava a orla para andar de skate, patins ou apenas sentar e ouvir música, para aliviar o estresse do dia a dia. Ao ser perguntado sobre o que mais gostou na obra, sem perceber, Gomes captou o conceito que o arquiteto Jaime Lerner usou ao fazer o projeto para o trecho - virar os olhos da cidade para o Guaíba, oferecendo mais locais para contemplação. "Os deques e a passarela, que passa pelo meio da água, tiram o limite entre terra e água. Dá para sentir o Guaíba."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO