Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Infraestrutura

- Publicada em 18 de Junho de 2018 às 21:57

Primeiro trecho da orla de Porto Alegre será entregue até o fim de junho

Prédio da Usina do Gasômetro permanecerá fechado por pelo menos mais um ano

Prédio da Usina do Gasômetro permanecerá fechado por pelo menos mais um ano


FREDY VIEIRA/JC
Está confirmada a entrega do primeiro trecho da orla do Guaíba revitalizado ainda para o mês de junho. A prefeitura de Porto Alegre apontará, nos próximos dias, os ajustes necessários para que a empresa responsável pela obra os execute e, por fim, inaugure, após dois anos e oito meses de execução, as melhorias no espaço localizado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.
Está confirmada a entrega do primeiro trecho da orla do Guaíba revitalizado ainda para o mês de junho. A prefeitura de Porto Alegre apontará, nos próximos dias, os ajustes necessários para que a empresa responsável pela obra os execute e, por fim, inaugure, após dois anos e oito meses de execução, as melhorias no espaço localizado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.
O consórcio Orla Mais Alegre encerrou seus trabalhos e liberou o local para que a prefeitura executasse a etapa de fiscalização e apontamentos do que é preciso fazer. Ainda nesta semana, será formalizada e anexada uma lista de ajustes no termo de recebimento provisório da orla por parte do município. Logo depois, a construtora fará as melhorias e entregará a obra pronta.
Em março, foi inaugurado o primeiro atracadouro público de Porto Alegre, localizado ao lado da Usina do Gasômetro, como parte da revitalização da orla. O espaço serve de "estacionamento" para os barcos turísticos Cisne Branco, Porto Alegre 10 e Noiva do Caí.
A Usina do Gasômetro, contudo, segue sem receber atividades culturais, e assim ficará por pelo menos mais um ano, uma vez que seu prédio também passará por reformas. Com o espaço fechado desde 20 de novembro de 2017, foi feito o projeto básico da obra, que precisou ser refeito, uma vez que previa investimentos de ordem superior aos US$ 3 milhões liberados para a execução no financiamento obtido junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Atualmente, o momento é de elaboração dos trâmites finais da relação entre o projeto básico e o executivo. Finalizada essa etapa, será o momento de fazer a licitação da construtora a realizar os trabalhos. O diretor da Usina do Gasômetro, Luiz Armando Capra Filho, acredita que o projeto seja concluído em cerca de 90 dias e que, logo depois, a licitação seja lançada. Escolhida a construtora, a obra deverá começar de imediato. "Seguramente, no início do ano que vem, se tudo der certo, já teremos obras acontecendo", projeta. A execução da reforma deve durar entre oito e dez meses.
Diante da necessidade de reformulação do projeto básico, o Executivo municipal terá que deixar de lado algumas partes da proposta de reformar 100% do espaço. Capra, no entanto, aponta três pontos que obrigatoriamente sairão do papel: a viabilização da abertura do Teatro Elis Regina na parte dos fundos, a garantia de acessibilidade universal ao prédio e a adequação do local ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
A equipe da Secretaria Municipal de Cultura tem reunião marcada para amanhã junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), que avaliará se o projeto de PPCI proposto para a Usina está de acordo com o que é possível ser feito em um prédio tombado. Quando o órgão der o aval, o município entrará com o processo de obtenção do alvará junto ao Corpo de Bombeiros.
Inaugurada em 1928, a Usina do Gasômetro é um exemplar da arquitetura industrial em Porto Alegre. "No passado, se batalhou pelo tombamento da Usina e sua destinação a atividades culturais. Nossa função é fazer com que as gerações futuras também possam usufruir de um equipamento moderno, funcional e que esteja integrado com o Parque da Orla e a vida cultural da cidade", salienta Capra. O espaço também será o ponto de encontro entre o Parque da Orla e o Cais Mauá renovado, quando a execução desse trabalho também for finalizada.

Prazo para adotar áreas verdes termina na quinta-feira

Lançado no dia 23 de maio, o edital de chamamento público para adoção das áreas verdes na orla do Guaíba terá seu prazo de entrega de propostas encerrado na próxima quinta-feira, às 10h. Os interessados devem enviar a documentação para a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (avenida Carlos Gomes, 2.120, sala 317). O resultado será apresentado em até 30 dias.
A adoção terá um prazo de 12 meses, prorrogáveis por mais 12. A empresa vencedora ficará responsável pela manutenção das áreas verdes da orla, entre serviços de paisagismo e zeladoria de banheiros e vestiários, limpeza das estruturas e vigilância do local. Em troca, poderá instalar um conjunto de placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da prefeitura.