Douglas Collares

A família vem expandido o negócio, e foi em Porto Alegre que encontrou seu maior mercado

As lições de quatro décadas de construção

Douglas Collares

A família vem expandido o negócio, e foi em Porto Alegre que encontrou seu maior mercado

A Pavei Empreendimentos é baseada no trabalho em família. Fundada há 40 anos por Antônio Deoclesio Pavei, conta com mais de 100 empreendimentos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Pavei Empreendimentos é baseada no trabalho em família. Fundada há 40 anos por Antônio Deoclesio Pavei, conta com mais de 100 empreendimentos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Atualmente, os cinco filhos de Antônio são sócios e trabalham na empresa. Andreza, a filha mais velha, é diretora de Arquitetura. Os gêmeos Rodrigo e Rafael são engenheiros. Rodrigo é diretor comercial e Rafael, de Compras e Planejamento.
Os gêmeos caçulas Anderson e Alessandro também abraçaram o projeto. Anderson ocupa o cargo de engenheiro e diretor de projetos e execução de obras. Alessandro é diretor administrativo. Todos naturais de Criciúma, Santa Catarina.
A família vem expandido o negócio, e foi em Porto Alegre que encontrou seu maior mercado. A mais recente das entregas é o Pavei 978, prédio voltado à locação e investimento, na avenida Dom Pedro II, nº 978, no bairro Higienópolis. A construção é o primeiro empreendimento do grupo a levar o nome da família.
Nesta entrevista, Rodrigo Pavei, diretor comercial do negócio, conta um pouco da história do empreendimento e reflete os impactos da pandemia no segmento da construção civil.
GE - Como a empresa se mantém no mercado por 40 anos? Qual o diferencial em relação à concorrência?
Rodrigo Pavei - Com certeza, o diferencial da nossa empresa é o pós-venda. Diria também que a atuação da família em todo o processo e o atendimento aos clientes feito diretamente pelo sócios são grandes razões do nosso sucesso.
GE - A família Pavei é natural de Criciúma e, atualmente, a empresa também tem negócios em Porto Alegre. Qual a diferença no mercado de construção entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul?
Rodrigo - O mercado do Rio Grande do Sul tem uma abrangência maior que o de Santa Catarina, principalmente na cidade de Porto Alegre, devido à quantidade populacional. Mas, em contrapartida, o Estado perde muito para Santa Catarina no quesito da agilidade e flexibilidade dos órgãos de aprovação.
GE - Qual foi o maior obstáculo já enfrentado nesses 40 anos de história pela empresa?
Rodrigo - Em 40 anos, já passamos por muita coisa mas sempre com o pé no chão na hora de enfrentar os desafios. No entanto, o mais difícil, como para a maioria das empresas, foi o início, principalmente quando decidimos deixar de ser uma empresa apenas de mão de obra, para virarmos uma construtora e incorporadora. Com poucos recursos em mãos, planos econômicos difíceis de trabalhar, com bloqueios de recursos e a necessidade de fazer "ginástica" para sobreviver. Além disso, lidar desde a concepção de projetos até a venda foi um grande desafio para a continuidade da empresa.
GE - Quais as principais vantagens de trabalhar com a família? E desvantagens?
Rodrigo - A principal vantagem é saber que temos um time unido tentando entender ao máximo as diferenças e limitações de cada um e aproveitar sempre o que se tem de positivo. Com certeza, o inverso se torna a principal desvantagem. Devemos saber distinguir sempre o que é trabalho do que é família. Podemos ter as nossas discussões e modo de pensar diferente, mas no domingo devemos sempre dividir a mesa para almoçar a polenta da mãe.
GE - Qual é a grande lição de empreendedorismo da Pavei Empreendimentos?
Rodrigo - Fazer o que sabemos fazer bem. Saber até onde podemos ir, arriscando sempre com responsabilidade e tendo ciência de quais são as nossas principais fragilidades.
GE - O que a família aprendeu atuando há tanto tempo no mercado da construção?
Rodrigo - Sabemos que o mercado de moradia sempre irá existir e o déficit habitacional é muito grande, mas temos que estar sempre atentos às mudanças de hábitos e consumo dos clientes, adequando os imóveis às tendências do mercado. Aprendemos também que a localização dos empreendimentos é um quesito primordial ao sucesso.
GE - Quais inovações que os proprietários do Pavei 978 encontrarão?
Rodrigo - O projeto foi desenvolvido de forma a proporcionar iluminação natural sem afetar o conforto térmico dos usuários da edificação. Área de vidros pensados para que o conforto dos ocupantes seja alcançado de forma econômica. Além de uma envoltória eficiente, toda a iluminação das áreas comuns foi projetada dentro dos mais rigorosos critérios de eficiência energética. Isso permeia o conceito do projeto, seleção de equipamentos e controles do sistema que garantem economia de energia durante a operação predial. Os metais e louças instalados são de alta eficiência, garantindo uma redução do consumo de água do empreendimento. Adicionalmente, ele conta com captação de água de chuvas para uso em vasos sanitários, mictórios e irrigação, reduzindo, assim, o custo com operação destes sistemas. Há gerador para as áreas de uso comum e privativos, piso elevado, auditório para 100 lugares e um roof top.
GE - Como a pandemia impactou o negócio e o mercado de construção como um todo?
Rodrigo - A pandemia fez as pessoas refletirem ainda mais sobre o local aonde vivem. Muitos viram que o modo de trabalhar mudou. Isso nos fez pensar em novos ambientes para atender esta nova demanda. Analisando no âmbito econômico, apesar de ter sido ruim, também nos serviu como uma oportunidade para pensarmos "fora da caixa" e nos reinventarmos.
GE - Quais as metas da Pavei Empreendimentos para 2021?
Rodrigo - As nossas metas estão divididas entre entregas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Aqui no Rio Grande do Sul temos quatro empreendimentos, sendo três edifícios residenciais em Porto Alegre e um loteamento em Eldorado do Sul. Já em Santa Catarina, são seis empreendimentos, sendo três loteamentos e dois condomínios fechados em Criciúma e um edifício residencial em Florianópolis. Essas são as nossas metas para o ano.
Douglas Collares

Douglas Collares - estagiário do GeraçãoE

Douglas Collares

Douglas Collares - estagiário do GeraçãoE

Leia também

Deixe um comentário