"As empresas as quais eu tenho o privilégio de conduzir estão experimentando um crescimento e desenvolvimento inimagináveis"

Crescimento em meio à pandemia?


"As empresas as quais eu tenho o privilégio de conduzir estão experimentando um crescimento e desenvolvimento inimagináveis"

Desde sempre, empreendedores de todo tamanho, e que se dedicam a inúmeros tipos de negócios, sonham em um dia ver seu negócio crescer e atender cada vez mais pessoas. Nada como o espírito empreendedor nesse sentido.
Em países emergentes como o Brasil, isso se torna um desafio muito maior que empreender em países mais desenvolvidos, onde infraestrutura, carga tributária, juros e acesso a crédito não são problemas. As dificuldades de empreender num país como o nosso é o que chamamos de "custo Brasil". Ele, aliás, torna nossos produtos e serviços menos competitivos em comparação ao restante do mundo.
Para piorar esse cenário, viemos de um período de seis anos de crescimento pífio ou queda de atividade econômica (desde 2014). Nesse tempo, convivemos com uma crise política poucas vezes vista em nossa nação, com muitos erros de rumo econômico, impactando, em especial, as pessoas mais pobres, com índices de desemprego nas alturas.
Quando tudo indicava para uma retomada econômica mais consistente, baseada em investimentos privados, melhoria dos indicadores inflacionários e queda consistente de juros, fomos atropelados pela maior pandemia dos últimos 100 anos.
Dentro desse cenário, as empresas as quais eu tenho o privilégio de conduzir estão experimentando um crescimento e desenvolvimento inimagináveis para um período difícil ao qual o mundo está passando, ainda mais em nosso país, onde todas dificuldades descritas ainda são uma realidade.
A Oca de Savóia (rede de pizzarias) nasceu no Rio Grande do Sul em 2008 e, desde então, permaneceu com operações na região de Porto Alegre. Esse negócio irá chegar, após a pandemia, a 50 operações em 11 estados brasileiros. Um grande resultado. Imagina quantas vidas transformadas.
Por sua vez, a nossa empresa de tecnologia em delivery (Omnifood) passou a ser demandada e, rapidamente, se tornou a queridinha do mercado no embalo da crescente demanda por comida em casa que o afastamento social nos trouxe.
Quando faço uma macro análise, entendo que alguns fatores foram fundamentais para esse sucesso exponencial. São eles:
Sistema de franchising evoluído: quando conseguimos congregar pessoas com expertises e culturas distintas com um mesmo ideal, mesmo sonho, isso se torna muito forte.
Se associar com pessoas e grupos com o mesmo propósito e objetivos: nesse quesito, nosso mérito foi se associar à 300 franchising, que deu um dinamismo inédito na área de expansão dos negócios. Crescer transforma bons negócios em excelentes negócios.
Forte propósito de transformar vidas: quando fazemos isso, tudo começa a se transformar, pois todos trabalham com amor, o que faz toda a diferença nos resultados individuais e, principalmente, nos resultados de equipe.
Os pontos acima são apenas alguns entre tantos que poderia citar aqui, mas sem dúvida são os de maior impacto nos resultados exponenciais que viemos experimentando.
Oblíquo Imagens/Divulgação/JC

Fábio Xavier Oca de Savoia
Fábio Xavier

Leia também

Deixe um comentário