Isadora Jacoby

É preciso, de forma objetiva, estudar a viabilidade da manutenção da empresa

Avaliação do negócio em números deve ser regra

Isadora Jacoby

É preciso, de forma objetiva, estudar a viabilidade da manutenção da empresa

Com a crise ocasionada pela pandemia, diversos negócios tiveram de revisar suas finanças. A fim de garantir que pessoas e empresas consigam organizar seus rendimentos e ter uma previsibilidade financeira, a Griebeler, consultoria de administração, finanças pessoais e assuntos jurídicos de Porto Alegre, lançou um serviço de gestão de crise financeira.
Com a crise ocasionada pela pandemia, diversos negócios tiveram de revisar suas finanças. A fim de garantir que pessoas e empresas consigam organizar seus rendimentos e ter uma previsibilidade financeira, a Griebeler, consultoria de administração, finanças pessoais e assuntos jurídicos de Porto Alegre, lançou um serviço de gestão de crise financeira.
Há 14 anos no mercado, a empresa tem entre seus clientes Companhia Iochpe, Iochpe Maxion S.A., Grupo Paquetá e Finipar. Fernanda Griebeler, CEO da empresa e também nome à frente do serviço de gastronomia para eventos Grupo Fouet, explica que a Griebeler tem atuado para atenuar os efeitos da crise.
"Na atual situação, buscamos pensar com o cliente novas estratégias e negociações para diminuir ao máximo o impacto financeiro da pandemia. Além disso, estamos estudando a possibilidade de ampliar nosso atendimento para mais pessoas, dividindo nosso conhecimento para que possam enfrentar este momento através de plataformas alternativas e com investimentos mais acessíveis", explica.
Nesta entrevista, Fernanda fala sobre maneiras de retomar as rédeas das finanças pessoais e empresariais em meio à crise.  Confira os trechos.
GeraçãoE - De que maneira a experiência como empreendedora no ramo de gastronomia e CEO na área de finanças se complementam?
Fernanda Griebeler - A experiência como gestora administrativa e financeira, adquirida ao longo da minha trajetória, contribuiu muito para a elaboração do plano estratégico e gerencial do Grupo Fouet. Além disso, a minha vasta experiência no mercado financeiro viabilizou a captação de recursos para investimentos. A minha formação e experiência formal sempre esteve na área financeira e administrativa. Mesmo com o investimento na gastronomia, nunca deixei de atuar na Griebeler Consultoria, que atualmente é responsável por toda a administração em nível gerencial e financeiro do grupo. Tratamos o Grupo Fouet como um cliente da Griebeler, prestando um dos serviços que oferecemos a tantos outros clientes, terceirizando essas funções.
GE -  Qual a maior dificuldade financeira que os empreendedores estão enfrentando desde o início da pandemia?
Fernanda - A manutenção do caixa. Boa parte dos empresários não tem plano de continuidade de negócios e, consequentemente, não conseguem estabelecer com rapidez um plano de gerenciamento de crise para momentos limites como a pandemia que vivemos. Em momentos emergenciais, a tomada de decisão rápida e assertiva é decisiva para a saúde do negócio.
GE - Muitos negócios não tinham reservas nem no primeiro mês de pandemia. Por que acha que isso acontece?
Fernanda - Além da sabida diminuição do poder de consumo dos brasileiros, endurecimento nas políticas de crédito e desemprego anteriores à crise, existem fatores de gestão de negócio que impactaram na falta de reserva nos caixas das empresas. Boa parte dos negócios já enfrentavam dificuldades financeiras e de manutenção do mercado de atuação. Com isso, já estavam com níveis de endividamentos preocupantes ou no limite para ingressarem na zona de endividamento. Faziam malabarismos para manter seus negócios. E este é um grande risco: o empresário não avaliar constantemente seu negócio de forma objetiva, através de números, e assim poder tomar decisões antecipadas. Desde muito cedo, entendi que o primeiro prejuízo é sempre o melhor. Mas o empreendedor que está envolvido com seu negócio, muitas vezes, não consegue fazer esta análise objetiva. Por já estar enfrentando dificuldades, opta em não pedir ajuda a quem possa fazer algo para evitar mais uma saída de recursos. Ainda existe um outro grande problema muito conhecido entre os micros, pequenos e, até mesmo, entre médios empreendedores: não separar o caixa da empresa e o caixa pessoal. Com a chegada de uma crise como a que vivemos, elencar prioridades no negócio e manter o fôlego se confundem com sobrevivência, o que gera um esgotamento rápido dos recursos que estavam disponíveis.
GE - Qual o primeiro passo para assegurar a saúde financeira da empresa?
Fernanda - Ter clareza sobre a real situação do seu negócio é sempre o primeiro passo para a saúde financeira. Para isso, é indispensável um relatório financeiro eficiente. Além dessa questão, deve-se ter um planejamento claro, detalhado e atualizado. Analisar com frequência o mercado que atua, o produto ou serviço que entrega, sua concorrência e a perenidade do seu negócio. Separar de forma efetiva a pessoa jurídica da pessoa física. Se o empresário não dominar essas tarefas, é importante que ele busque ajuda e as implemente o mais breve possível.
GE - Diversos negócios estão em situações financeiras adversas. Como começar um planejamento de retomada nesse contexto de incertezas?
Fernanda - Antes de generalizar um planejamento para a retomada, é preciso de forma objetiva estudar a viabilidade da manutenção do negócio. É preciso analisar se o mercado ainda aceita o que está sendo ofertado e se fazer novos investimentos tem perspectivas de retorno e qual o tempo desse retorno. No atual período, muitos serviços e produtos terão de ser reinventados, assim como as empresas. As que enfrentam situações financeiras adversas e forem investir na retomada devem estabelecer um novo planejamento financeiro, que seja muito mais enxuto. É indispensável cortar todos os gastos possíveis e ainda assim entregar resultado com excelência. Acredito que o momento é de reinvenção e superação para todos nós.
GE -  Quais serviços que a Griebeler oferece e qual o custo para empreendedores que desejam contratar?
Fernanda - A Griebeler oferece soluções tanto para as empresas quanto para pessoas físicas em planejamento financeiro, terceirização administrativa e de gestão de ativos e passivos, construção de mecanismos de controle financeiro, planejamento sucessório, negociação com credores, elaboração de plano de negócio, análise de resultados, análise da saúde financeira, regularização fiscal e regularização e implementação do ramo de exportação e importação. Neste momento, estamos com alta procura pelo serviço de elaboração de plano emergencial e de retomada para empresários, em que estudamos todos os fatores envolvidos e estabelecemos cada um dos estágios, desenhado para cada negócio especificamente. O investimento nos serviços que oferecemos são desenhados conforme a necessidade de cada cliente.
GE - Ter uma organização das finanças pessoais em dia também é importante para a saúde financeira da empresa?
Fernanda - Certamente. É vital manter as finanças pessoais organizadas, pois tem grande reflexo na saúde financeira da empresa. Os negócios são reflexos de seus gestores.
GE -  Qual legado a pandemia deve deixar no aspecto de organização financeira para os empreendedores?
Fernanda - O uso das tecnologias e do teletrabalho certamente ficarão, diminuindo custos e aumentando a produtividade.
 
Isadora Jacoby

Isadora Jacoby - editora do GeraçãoE

Isadora Jacoby

Isadora Jacoby - editora do GeraçãoE

Leia também

Deixe um comentário