Trabalhar de casa pode se tornar mais fácil com atenção a pequenos detalhes

Cinco dicas para aplicar home office em tempos de isolamento social


Trabalhar de casa pode se tornar mais fácil com atenção a pequenos detalhes

1 - Crie uma rotina

Ops! Este conteúdo é exclusivo para assinantes...

1 - Crie uma rotina
Conforme o consultor empresarial Roberto Vilela, mesmo estando em casa é importante manter os hábitos comuns do dia a dia. Por exemplo: ter um horário definido para acordar, tomar café, começar a trabalhar. Respeitar uma carga horária que não comprometa a qualidade das entregas, com hora para começar e para terminar.
2 - O ambiente precisa ser adequado
Quando tocamos neste assunto, existe um senso comum de que local adequado é aquele com conforto. Se possível, reserve um cômodo ou um espaço da casa que seja exclusivo para trabalho. Um lugar bem arejado e iluminado, com uma boa cadeira, por exemplo, deve ser levado em consideração. Quem costuma ter muitas reuniões deve priorizar ainda um ambiente que permita se isolar do restante da casa, para que a produtividade não seja impactada pela rotina familiar.
3 - Soluções digitais
Com a drástica redução de encontros presenciais, recorrer a plataformas digitais para realizar reuniões e alinhamentos será essencial. Mantenha contato com a equipe de trabalho, clientes e parceiros. Utilize, para isso, e-mails, ligações, vídeoconferências e apps de mensagens. O contato frequente entre liderança e equipe, por exemplo, será fundamental para que o trabalho continue. E, com esses recursos, ele pode ocorrer quase que normalmente.
4 - Feedbacks e atualizações
Nas empresas que adotaram o home office para toda a equipe, é importante se criar uma rotina semanal ou até mesmo diária de atualização. Uma breve reunião on-line antes de começar o dia para elencar prioridades, uso de plataformas de gestão para verificar o andamento das ações, reuniões entre líder e colaborador para realização de feedbacks devem ser ações frequentes.
5 - Defina metas e prioridades
Assim como na rotina normal de trabalho, no home office é fundamental ter metas e prioridades definidas. Comece a executar sempre as atividades mais complexas e urgentes, evitando, assim, a procrastinação.
 

Deixe um comentário