Dica da Dinamize para gerar mais vendas e aproximar o público da marca

Seis formas de otimizar o envio de e-mail


Dica da Dinamize para gerar mais vendas e aproximar o público da marca

Você sabia que o e-mail marketing gera mais vendas e aproxima sua marca do público? Hoje, a ideia é falar um pouco sobre a criação dele e quais práticas podem ajudar você a gerar resultados satisfatórios.
Você sabia que o e-mail marketing gera mais vendas e aproxima sua marca do público? Hoje, a ideia é falar um pouco sobre a criação dele e quais práticas podem ajudar você a gerar resultados satisfatórios.
1. A primeira impressão é a que fica
O assunto é a primeira parte do e-mail. Junto com o preheader, ele será o responsável por convencer ou não o usuário de que o conteúdo precisa ser visto. Sobre o preheader: caso você não saiba, é aquele texto de apoio que é exibido junto do assunto, antes que o e-mail seja aberto. Crie assunto e preheader atrativos e que sejam informativos, sem cometer exageros. Usar caixa alta em todo o assunto ou apelar para o famoso click bait não é o melhor caminho.
Lembre-se, também, que a comunicação com o público deve ser pessoal. Mostrar que você conhece as pessoas e os interesses delas pode ser uma forma de destacar o seu e-mail na multidão que é a caixa de entrada. Para personalizar os e-mails, é necessário já ter algumas informações sobre os contatos. Dados como tipo de produto de interesse, cidade do contato e profissão são exemplos do que pode ser usado para personalizar o conteúdo. Eles podem ser obtidos através de formulários inseridos no site, redes sociais e outros. Lembre-se de explicitar quais são as suas finalidades ao solicitá-los.
2. Escreva para o seu público, não para você
O livro A Arte de Escrever Bem, de Dad Squarisi e Arlete Salvador, apresenta diversas dicas e exemplos de muita utilidade para quem deseja melhorar a escrita. Essa publicação tem como foco os jornalistas, mas serve como um guia de produção de texto bastante efetivo para quem precisa criar e-mails e não se sente confiante quando começa a escrever. Entre outras dicas, as autoras recomendam que os textos produzidos sejam simples e objetivos, evitando termos que possam confundir o público e dificultar a compreensão da mensagem.
Essa dica vale até mesmo para envio de promoções. Outro princípio buscado de forma frequente no jornalismo e que você deve aplicar em suas ações de marketing é a objetividade. Comunique-se da forma mais direta possível com o público, apresentando todos os benefícios que ele terá ao comprar seu produto.
Mais uma coisa: cuidado para não mudar a forma como você se expressa. Começar com uma abordagem mais pessoal e alternar para algo formal demais, ou mesmo muito técnico, prejudica a sua comunicação e pode fazer com que as pessoas percam interesse no conteúdo.
3. Mostre ao seu público o que você tem a oferecer
Inserir imagens no conteúdo pode facilitar a compreensão da mensagem que você deseja passar, além de tornar a leitura mais leve. Em alguns casos, inclusive, o uso de imagens é praticamente obrigatório. Ou você consegue imaginar um e-mail de uma loja que vende roupas sem nenhuma imagem? Por isso, analise o tipo de ação que você está tentando promover e veja quais figuras podem ajudar a demonstrar a relevância daquele conteúdo para o público. Duas coisas que você precisa saber sobre o recurso.
Primeira: não crie peças que sejam apenas uma imagem. Isso pode ser considerado prejudicial, pois os provedores provavelmente vão classificar sua mensagem como spam. Esses provedores analisam o conteúdo das mensagens a partir do texto, então um e-mail que seja só uma imagem não é uma boa ideia. Segunda: equilibre o conteúdo entre imagens e textos. De acordo com o SpamAssassin, plataforma que funciona como um filtro anti-spam, a proporção ideal entre texto e imagem é algo entre 60% de texto para 40% de imagens.
4. Indo além do e-mail
Todo envio de e-mail tem um objetivo específico (ou ao menos deveria ter). Informar sobre algum evento, gerar acessos ao site/blog, vender algum serviço, etc. Independentemente da finalidade, inclua um link que faça com que as pessoas fiquem mais tempo interagindo com os seus conteúdos. Se você está divulgando um evento, um link para uma página específica para confirmação de presença e mais informações pode ser útil. Caso você faça um envio para promover seus produtos, garanta que os interessados em comprar possam acessar seu site. Com o auxílio de plataformas de e-mail, você ainda consegue verificar posteriormente quais links o usuário acessou. Essa verificação pode ser utilizada para personalizar ainda mais seu conteúdo.
5. Conteúdo bom é conteúdo responsivo
Um dos principais desafios para quem cria envios de e-mail marketing é produzir um conteúdo que seja responsivo, visualizado de forma adequada tanto em celulares e tablets quanto em computadores. De acordo com um estudo feito pela Adestra, quase 70% dos e-mails exibidos de forma inadequada em dispositivos móveis são apagados pelos usuários. Além disso, cerca de 15% das pessoas solicitam descadastro da lista após uma experiência ruim.
6. Faça testes
A melhor forma de garantir que o seu envio de e-mail terá um bom desempenho é fazendo testes. Até para analisar se o assunto definido e o conteúdo da peça terão os melhores resultados. Esses testes, disponíveis em plataformas voltadas para o envio de e-mail, consistem em experimentar duas ou mais versões de conteúdo para saber qual delas é a mais efetiva. O teste A/B é feito com uma parcela da base de contatos. Esse grupo deve receber as versões que você criou e, depois de um determinado período, basta verificar qual das opções teve melhor resultado. Isso pode ajudar você a escolher o melhor assunto, preheader, qual será a disposição de imagens e textos e qual o horário ideal para enviar. Quem realiza testes A/B consegue obter um retorno financeiro maior do que aqueles que optam por não realizá-los.

Leia também

Deixe um comentário