Convidamos os empreendedores e empreendedoras responsáveis pelos negócios que geraram recorde de audiência em nossos canais digitais nos últimos 12 meses. Com bebês reborn, café do mundo bruxo, e até piscina em forma de gruta, ao longo do ano, mostramos a diversidade e criatividade dos gaúchos. Confira os projetos que mais chamaram atenção e como o GeraçãoE os impactou:

As pessoas por trás dos negócios que mais bombaram em 2019


Convidamos os empreendedores e empreendedoras responsáveis pelos negócios que geraram recorde de audiência em nossos canais digitais nos últimos 12 meses. Com bebês reborn, café do mundo bruxo, e até piscina em forma de gruta, ao longo do ano, mostramos a diversidade e criatividade dos gaúchos. Confira os projetos que mais chamaram atenção e como o GeraçãoE os impactou:

Esta edição do GeraçãoE, que já é tradicional na última quinta-feira do ano, presta um serviço ao ecossistema empreendedor do Rio Grande do Sul. Ao avaliar os negócios que mais bombaram nas nossas redes, conseguimos entender o que o público quer hoje.
Esta edição do GeraçãoE, que já é tradicional na última quinta-feira do ano, presta um serviço ao ecossistema empreendedor do Rio Grande do Sul. Ao avaliar os negócios que mais bombaram nas nossas redes, conseguimos entender o que o público quer hoje.
De cara, a partir dos exemplos dos empreendedores e empreendedoras que se destacaram ao longo de 2019, percebemos o poder do nicho. Indivíduos com interesses em comum têm uma força que reverbera no Facebook e no Instagram, e isso gera negócios.
Fãs do Harry Potter, por exemplo, quando descobrem que uma cafeteria foi inspirada no mundo bruxo, postam sobre o assunto, compartilham com os amigos e enviam a novidade pelo WhatsApp. Assim como pessoas com filhos crescidos que sentem falta de bebês criam grupos para falar sobre suas bonecas realistas, e isso acaba gerando uma demanda enorme para quem as produz.
A vida está assim hoje: se o seu projeto despertar curiosidade na internet, você terá percorrido boa parte do caminho que lhe levará ao sucesso. É preciso, portanto, pensar nisso de forma estratégica.
Conheça as estrelas dessa edição, nas páginas centrais, e desejamos que o seu 2020 seja tão bom quanto 2019 foi para elas. Boas festas! #réveillon #brinde

Annalu Souza,da Casa Ânima

Matéria publicada em maio

Em 2019, a Casa Ânima, na rua Dr. Barcelos, nº 240, na Zona Sul de Porto Alegre, foi a salvação para os pais. O espaço infantil de convivência e aprendizagem lançou o "vale night" para o Dia dos Namorados. Segundo a proprietária do negócio, Annalu Souza, a reportagem do GE gerou repercussão. "Até me assustei", brinca. Ela lembra que, a partir da exposição, teve de dar outras entrevistas. "No outro dia, ligaram da BandNews, da TV Record e do jornal Zero Hora", lembra. Para Annalu, o vale é como uma rede de apoio que ela mesma precisou quando teve seu filho. A promessa para 2020 é voltar com o serviço. "O pessoal já está ligando."

Daiana Dias, da Personalize Balões

Matéria publicada em novembro

Para Daiana Dias, proprietária da Personalize Balões, na rua Félix da Cunha, nº 522, em Porto Alegre, investir no ramo de balão significa suprir uma deficiência de mercado, que é pouco atendido. Com uma primeira loja focada em artigos e lembranças personalizadas, a empresária viu que o segmento tinha potencial para ter um espaço independente. A proporção de lucro chegou a 50% só com o item, e Daiana abriu a loja de 250 metros quadrados. São 40 mil unidades na categoria de metálicos. "A nossa loja não vem só para ser a maior de balões do Brasil, mas a ideia é fazer uma mudança de cultura", afirma.

Samuel da Silveira, do Vila Ventura

Matéria publicada em fevereiro

No alto do verão, a notícia de um hotel com piscina térmica em formato de gruta, em Viamão, fez sucesso. “A ideia foi transformar o sítio da família em um espaço de lazer e eventos”, conta Samuel da Silveira, dono do Vila Ventura. Segundo ele, a procura pelo local foi grande após a reportagem e, desde então, só vem aumentando. “Nossos finais de semana têm sido lotados.” Na área de 80 hectares do hotel, nos próximos três anos, o empreendedor planeja construir um condomínio residencial, que já tem lotes à venda, e uma piscina em formato de praia, com direto à areia. “Vai ter até o vendedor de queijo coalho”, brinca.

Alessandra Tavares, da Rafaela Reborn

Matéria publicada em março

Despertar curiosidade é o intuito de Alessandra Tavares, a "cegonha" da empresa Rafaela Reborn, de Porto Alegre, especializada em bonecas realistas. "A matéria do GeraçãoE foi fundamental na credibilidade do meu trabalho", conta, destacando que manda a notícia a cada cliente que entra em contato para adquirir um bebê. Depois do GE, aliás, o SBT também procurou a empresária para produzir uma reportagem. "A credibilidade já me valeu. Todos os clientes que entram, compram", revela. Segundo Alessandra, a popularidade causada a levou a procurar materiais mais baratos para atingir outros públicos que desejavam comprar as bonecas.

Chara Nery e Thiago Motta,do Café Sala Precisa

Matéria publicada em janeiro

O casal Chara Nery e Thiago Motta criou o Café Sala Precisa, na rua Joaquim Nabuco, nº 197, em Porto Alegre. O grande diferencial: o local agrada aos fãs de Harry Potter por suas referências ao mundo bruxo. Até cerveja amanteigada é produzida na cafeteria. Após a reportagem do GE, os sócios tiveram que negar os demais pedidos de entrevistas. "Veio a matéria e o nosso soft opening nunca aconteceu", brinca Thiago, referindo-se à grande procura que mobilizou a equipe para atender à demanda, que chegou a três horas de fila. "Criamos o lugar que gostaríamos de ir e tentamos continuar trazendo uma experiência positiva."

Rogério Pontes, do Notting Hill

Matéria publicada em março

Proporcionar experiências de Londres em Porto Alegre. Essa foi a inspiração para a criação do Notting Hill, na rua Santa Cecília, nº 1.535. A casa chamou atenção por oferecer chás ao estilo do servido para a rainha da Inglaterra. "O papel que vocês fizeram foi fundamental", conta Rogério Pontes, proprietário do negócio, sobre a matéria do GE. Após a publicação, diz, a procura aumentou exponencialmente, tanto pelos clientes, quanto por outros veículos de imprensa, como Zero Hora, Correio do Povo e RDC TV. O chá continua sendo o carro chefe, mas, para o verão, a projeção é adaptar o cardápio para os dias mais quentes.

Tiago Leite, da Leiteria

Matéria publicada em dezembro

Realização pessoal. É assim que Tiago Leite, proprietário da Leiteria, define 2019. Aos 19 anos, depois de chegar a Porto Alegre para trabalhar em um minimercado, Tiago adquiriu o seu primeiro negócio. Entre idas e vindas, inaugurou a Leiteria, na rua Venâncio Aires, nº 639, e o bar Rosário Resto Lounge. Neste ano, aos 36, o empreendedor decidiu fechar a casa noturna e expandir a Leiteria para o imóvel da 24 de Outubro, nº 1.539. "O conceito é novo em Porto Alegre e é muito bem aceito pelo público. A vida da gente vai mudando e eu vi que era o momento de abrir a segunda loja", conta. E um detalhe bacana: sempre se imaginou nas páginas do GeraçãoE. Desejo realizado!