Fizemos uma retrospectiva em homenagem ao Dia do Empreendedor

Dia do empreendedor é todo dia no GE


Fizemos uma retrospectiva em homenagem ao Dia do Empreendedor

No próximo sábado, 5 de outubro, é celebrado o Dia do Empreendedor. Por esse motivo, a capa desta edição homenageia alguns dos tantos empreendedores que já passaram pelas páginas do GeraçãoE. Vale lembrar que a data foi escolhida em homenagem à Lei Federal nº 9.841/1999, que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
No próximo sábado, 5 de outubro, é celebrado o Dia do Empreendedor. Por esse motivo, a capa desta edição homenageia alguns dos tantos empreendedores que já passaram pelas páginas do GeraçãoE. Vale lembrar que a data foi escolhida em homenagem à Lei Federal nº 9.841/1999, que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Nesses quatro anos da plataforma multimídia lançada pelo Jornal do Comércio, que coloca os empreendedores no foco diariamente na versão on-line e todas as quinta-feiras na impressa, conversamos com muita gente inspiradora. Esse era o nosso propósito desde o primeiro dia: trazer histórias reais para que o público pudesse perceber que um negócio não é feito apenas de números. Emoção faz parte da rotina das empresas.
Já escutou o podcast do GeraçãoE? Conteúdos em áudio com dicas de empreendedores de sucesso para você ouvir a qualquer hora clicando aqui.
Popularizar o termo empreendedorismo e mostrar que todo mundo pode escrever sua própria carreira têm sido uma constante. Hoje, portanto, nos permitimos destacar como, nesse período em que estamos no mercado, tornamos o Dia do Empreendedor todo dia.

Projetos especiais

O GeraçãoE produz, anualmente, uma série de projetos especiais. Edições de inverno já foram produzidas em Bento Gonçalves, Garibaldi, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Cambará do Sul. O exemplar de verão, um dos mais aguardados pelo público para saber o que funcionará na praia, passou por Torres, Capão da Canoa, Atlântida, Imbé e Tramandaí. Nossa equipe ainda publica, todo semestre, um número com foco no Vale do Sinos, elaborado em parceria com estudantes de Jornalismo. Na nossa história, um caderno exclusivo sobre captar investimentos foi muito bem-aceito pela audiência.

Eventos

Além da produção de conteúdo, o GeraçãoE se propõe a promover e participar de eventos de empreendedorismo. Nossa equipe é constantemente convidada a mediar e apresentar atividades ligadas ao tema. Recentemente, o editor, Mauro Belo Schneider, foi avaliador dos negócios apresentados durante a Senac Experience. Na Feira Brasileira de Varejo (FBV) de 2018, ele coordenou um painel sobre Clubes de Assinaturas. Durante a Semana de Empreendedorismo da Fundatec, foi a vez de apresentar cases de sucesso aos alunos. Na Maratona Digital, a palestra de Mauro abordou como fazer pequenos negócios aparecerem na mídia. No ano passado, a então repórter do GE Roberta Fofonka falou sobre a questão da linguagem neutra quando se fala em negócios na mídia ou na comunicação com clientes na RD Summit, que leva cerca de 12 mil pessoas a Florianópolis.

Conquistas

Em 2017, o GeraçãoE foi o único veículo brasileiro escolhido pela embaixada dos Estados Unidos para cobrir o maior evento de empreendedorismo do mundo, sediado, naquela ocasião, na Índia: o Global Entrepreneurship Summit.
Em maio deste ano, a plataforma foi homenageada pelo vereador Pablo Mendes Ribeiro (MDB) na Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a Semana Municipal do Jovem Empreendedor. A distinção foi pelo incentivo ao desenvolvimento econômico e social da cidade.

Onde nos ver

>> Nos próximos meses, o público pode ter contato com a equipe do GeraçãoE em três eventos pelo Rio Grande do Sul. O primeiro será no dia 7 de outubro, próxima segunda-feira, em Encantado. A partir das 17h, participaremos da VII Semana Municipal do Empreendedorismo, no Gauss Bier Pub.
>> No dia 23 de outubro, das 19h às 21h, o GE terá um painel no 8º Encontro da Fundatec, com o tema O que conta para você: estar com ou .com?.
>> E em 5 de dezembro, no Summit Talks, em Lajeado.

Entrevistas internacionais históricas

Duas entrevistas internacionais históricas merecem destaque nessa retrospectiva. Uma foi com o cofundador da Apple, Steve Wozniak, que, em sua passagem por Porto Alegre, em 2017, gravou um vídeo exclusivo para o GeraçãoE. A outra é deste ano, com o fundador de uma das redes sociais mais queridinhas dos brasileiros - e que não existe mais: o Orkut. Orkut Büyükkökten também gravou um vídeo e concedeu uma longa entrevista para a nossa equipe.
 

Equipes que já passaram por aqui

 FREDY VIEIRA/arquivo/JC
Cassiana Martins/arquivo/JC
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/04/13/206x137/1_jh130417_ge_717-1519269.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'58ef9f84d6878', 'cd_midia':1519269, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/04/13/jh130417_ge_717-1519269.jpg', 'ds_midia': 'Fotos editorial Geração E

na foto: Equipe 2017', 'ds_midia_credi': 'JONATHAN HECKLER/arquivo/JC', 'ds_midia_titlo': 'Fotos editorial Geração E

na foto: Equipe 2017', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
FREDY VIEIRA/arquivo/JC
CLAITON DORNELLES/arquivo/JC
CLAITON DORNELLES/arquivo/JC

Novo site

O GeraçãoE está prestes a ganhar uma cara nova na sua versão on-line. Em breve, os internautas encontrarão um site moderno e minimalista, com layout que reúne publicações diárias sobre empreendedorismo e negócios.
A página ficará mais intuitiva para os leitores. Para facilitar o acesso ao conteúdo, as matérias serão organizadas pelas categorias: inspiração, liderança, novidade, empreendedorismo social e tecnologia. Uma das estreias é a seção de mais lidas da semana, com as publicações que foram destaque no período.
Os vídeos também ganharão mais visibilidade a fim de aprimorar a experiência multimídia do visitante, que poderá conferir, ainda, os últimos podcasts produzidos pela equipe.
 

Audiência

O ano nem acabou e já estamos em clima de celebração. Ao longo destes quatro anos, 2019 marcou a melhor audiência do GeraçãoE. De janeiro a setembro, o número de cliques em nossos conteúdos foi 93% superior na comparação com o mesmo período de 2018. Foram muitas matérias especiais e que, certamente, serviram de inspiração para novos negócios na cidade. Mas calma! Até 2020 chegar, passarão pelas nossas páginas e pelo nosso site muitos conteúdos de empreendedorismo.
 

Vários formatos

O GeraçãoE nasceu como uma plataforma multimídia, mas, ao longo dos anos, a atuação nos diferentes formatos para levar conteúdo para as empreendedoras e os empreendedores foi intensificada. Além dos textos, o audiovisual agrega informações. Foram cerca de 40 vídeos publicados neste ano, com mais de 130 mil visualizações em nossa página no Facebook.
Fazer pesquisas também está no DNA do GE. Em parceria com a ESPM, mapeou-se o consumo feminino no Estado neste ano. Essa foi a segunda edição do projeto, que, em 2018, levantou informações sobre os jovens. Em 2017, junto com a Pucrs, o Sebrae-RS e a Fajers, traçamos o perfil do empreendedor gaúcho.
Há quatro meses, lançamos nossos podcasts, que já somam 18 episódios.

Impacto Social

O impacto do GE não é medido somente por números, mas também pelo poder social que o conteúdo provoca. Em junho, contamos a história das Empreendedoras da Restinga, grupo formado por mais de 80 mulheres que se uniu para levantar a autoestima do bairro. "Quando ninguém nos conhecia, vocês vieram. Foi a porta de entrada para outras mídias também nos procurarem", conta Roberta Capitão, idealizadora do movimento. "Antes, nosso bairro só aparecia nas páginas policiais, e o GeraçãoE levou o que temos de melhor aqui. Depois da reportagem, foi uma avalanche de procura de empresas interessadas em apoiar o projeto."