Ronaldo Cordão, CEO da Center Panos

Embora enfrentemos grande dificuldade, não devemos esquecer que nos momentos de crise que se escondem também as grandes oportunidades

Em tempos de transformação, resiliência é vital para as empresas

Ronaldo Cordão

Embora enfrentemos grande dificuldade, não devemos esquecer que nos momentos de crise que se escondem também as grandes oportunidades

Crises, incertezas econômicas, novas tecnologias, Covid-19. Mais do que nunca, vivemos um período que será reconhecido pelas futuras gerações como um grande teste de resiliência para as empresas. Emprestada da física, essa palavra se tornou muito popular nos últimos anos e indica a capacidade que um material ou indivíduo possui para lidar com situações adversas. Vivemos, portanto, a Era da Resiliência.
Embora os tempos sejam de grande dificuldade, não devemos esquecer que a História tem provado ser nos momentos de crise que se escondem também as grandes oportunidades. Tudo depende de como se encara a questão.
Exemplo: se por um lado temos a sombra de uma crise hídrica, por outro, há uma excelente abertura para a venda de painéis solares ou outros tipos de energia. Se os constantes lockdowns impedem funcionários de trabalhar presencialmente, temos ao mesmo tempo uma maior aceitação do home office e a possibilidade de capturar talentos ainda mais capacitados em localidades distantes.
A questão não é somente vivermos um período difícil. Mais do que isso, vivemos uma época de transformação. Em momentos assim, a capacidade de adaptação é de suma importância. E por falar nisso, como anda a digitalização do seu negócio?
Por mais incerto que seja o futuro, aqueles que se mantém do lado da tecnologia têm maiores chances de sobreviver. Se a sua empresa ainda não é adepta da transformação digital, mais cedo ou mais tarde o seu negócio tende a entrar em ruínas.
Enquanto o isolamento fez as lojas fecharem no plano físico, aumentou consideravelmente a sua presença no mundo virtual. Pessoas de todas as idades abraçaram com fervor o atendimento online, as aulas a distância, a telemedicina, as lives, entre tantos outros recursos.
É uma época de transformação repleta de desafios e oportunidades trazidos por um novo mundo prestes a nascer. A resiliência não é uma opção, é a regra. É o colete salva-vidas da empresa em meio ao maremoto. Para se ter sucesso nesse contexto, três coisas são fundamentais: cautela, estratégia e informação.
 
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Ronaldo Cordão
Ronaldo Cordão, CEO da Center Panos

Leia também

Deixe um comentário